Diario de Pernambuco
Busca

Direitos Humanos

Campanha de combate à LGBTfobia no carnaval de Pernambuco é lançada

Publicado em: 11/02/2020 15:24 | Atualizado em: 11/02/2020 15:31

 (Foto: SDSCJ/Divulgação)
Foto: SDSCJ/Divulgação
A campanha Folia sem LGBTfobia, que contará com a atuação direta dos servidores da segurança pública do estado e fará a sensibilização a sociedade sobre a necessidade de respeitar os direitos da população LGBT, foi lançada nesta terça-feira (11)pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e Defesa Social de Pernambuco.

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, destacou que o combate à violência contra o público LGBT é uma das prioridades da política de segurança desenvolvida pelo estado, através do Pacto pela Vida, além de estar no radar da Coordenadoria estadual de Políticas LGBT.

"O cuidado com esse público deve ocorrer em todas as épocas do ano, mas em períodos festivos a atenção deve ser ainda maior. Por entender que no carnaval a probabilidade de ferir os direitos desse público é alta, alinhamos com a SDS a necessidade de garantir o atendimento e a segurança para essa parcela da sociedade", afirma.

Segundo o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, a ideia é envolver também os batalhões que irão atuar no carnaval levando a mensagem de combate à violência para os foliões. "Estamos fazendo uma sensibilização em pontos estratégicos de folia, levando orientação com materiais educativos, para alertar a todos para a importância da tolerância. Casos de discriminação devem ser denunciados, para que possamos reprimir qualquer tipo de intolerância e violência", diz.

A coordenadora estadual de Política LGBT, Poliny Aguiar, destacou que o material da campanha, com faixas, cartazes, adesivos e folder, será distribuído em pontos de intensa movimentação, como hotéis, terminais rodoviários e ônibus, além de táxis e veículos por aplicativo que queiram aderir à campanha. "A ideia é envolver diversas áreas, contribuindo para conscientização de que a LGBTfobia é crime passível de sanção, de acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF)", afirma.

Casos de violência contra população LGBT podem ser denunciados no Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), pelo telefone (81) 3182-7665 ou na Ouvidoria Social pelo 0800-081-4421.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL