Vida Urbana
Semana Pré
Bloco do Oiti 2020 vai desfilar com sete trios e mais de 50 mil pessoas no Espinheiro
Publicado: 01/02/2020 às 08:00
Foto: Bernardo Dantas/Arquivo DP Foto./
Com duas décadas de história e firmada como uma das prévias mais tradicionais da Zona Norte do Recife, o Bloco do Oiti 2020 desfila este ano no dia 15 de fevereiro e promete arrastar mais de 50 mil pessoas pelas ruas do bairro do Espinheiro. A edição deste ano traz duas novidades. A primeira é que o desfile contará com sete trios elétricos, trazendo artistas pernambucanos como o grupo Som da Terra, Ed Carlos e Banda, Tony Veras e Banda, Novinho da Paraíba, Banda Pinguim, Gustavo Travassos, Tom Rios, Capital do Frevo e Orquestra Pinga Fogo, além da participação de artistas convidados. Com concentração às 11h em frente ao bar Empório Sertanejo, no início da Rua da Hora, o desfile do Oiti começa este ano uma hora mais cedo, a partir das 14h, e termina por volta das 19h. O bloco é totalmente gratuito e aberto para os foliões.
“O bloco sai do início da Rua da Hora, esquina com a Avenida João de Barros, e segue até a Avenida Rosa e Silva, num percurso de 1,2 km. É um bloco para quem gosta de brincar com paz e tranquilidade”, frisou o presidente do Oiti, Jorge Belfort. Além das bandas e cantores, a festa verde e preta, cores oficiais do bloco, conta com orquestras de frevo e passistas, grupos de maracatu e caboclinhos, bloco lírico, escola de samba, ala de estandartes e um carro alegórico com a musa do Oiti. “Seguindo a tradição do bloco, todas as atrações são genuinamente pernambucanas. Nossa festa só toca música da terra”, completou Belfort.

O nome da agremiação carnavalesca, que acontece sempre no último fim de semana antes do Sábado de Zé Pereira, surgiu em homenagem aos oitizeiros do bairro do Espinheiro. “O Bloco do Oiti nasceu em 2000 como uma brincadeira entre amigos e frequentadores da Rua da Hora. Inicialmente, a turma se concentrava na esquina da Rua da Hora com a Rua Barão de Itamaracá, no mesmo local onde os amigos e fundadores encontravam-se no fim do dia para tomar umas e bater papo. Com o passar dos anos, a festa foi tomando corpo e a cada ano cresce a estrutura e o número de foliões”, contou Jorge Belfort. Há seis anos o Oiti sai da esquina da Rua da Hora com a Avenida João de Barros.
Ainda de acordo com o presidente e um dos fundadores, o bloco é composto por profissionais liberais de vários segmentos, estudantes, amigos e familiares. “Em todos esses 20 anos, nós mantemos os mesmos objetivos desde a sua criação, que é o de fazer parte do carnaval pernambucano. Por isso, nós nos tornamos um referencial na semana pré-carnavalesca do Recife e participando da programação oficial do carnaval da cidade”, afirmou Belfort.
Serviço
Bloco do Oiti
15 de fevereiro
Concentração: 11h
Local da concentração: esquina da Avenida João de Barros com a Rua da Hora
Saída: 14h
Percurso: Rua da Hora até o cruzamento com a Avenida Rosa e Silva
Saiba mais
50 mil pessoas são esperadas
1,2 km de percurso
7 trios elétricos
9 bandas
8 atrações culturais
Últimas

Mais Lidas
