Diario de Pernambuco
Busca

Alerta

PF alerta sobre site que cobra por assessoria para emissão de passaporte

Publicado em: 27/01/2020 07:13 | Atualizado em: 27/01/2020 10:08

 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

A Polícia Federal (PF) divulgou um alerta sobre um serviço de assessoria para emissão de passaporte que está sendo oferecido por um site a partir da cobrança de R$ 99. O serviço não possui qualquer vínculo com a PF, único órgão responsável pela expedição do documento. A taxa cobrada em um determinado endereço na internet oferece informações que já estão divulgadas no site oficial da polícia de forma gratuita. A única cobrança feita é no valor de R$ 257,25 para emissão do passaporte, que é feita através de um agendamento em um dos postos de atendimento da PF.

A página online, que não teve o nome revelado pela PF, afirma que oferece o "serviço especializado" de modo privado, particular e independente e que não possui vínculo com a Polícia Federal ou outro órgão público. "Muitas pessoas estão reclamando do pagamento de uma taxa que um determinado site oferece como pagamento para assessoria para aquisição do passaporte. Mas a PF esclarece que esse valor é totalmente dispensável e inócuo. No site oficial da polícia federal é possível fazer as messas coisas oferecidas pela suposta assessoria. Essas pessoas estão tendo prejuízo financeiro que ultrapassa o valor do passaporte", informou o chefe de comunicação da Polícia Federal, Giovani Santoro.

A polícia esclareceu que o site presta serviço de assessoria e que não revelará o nome do endereço virtual pois o ato não se categoriza algum tipo de crime. "A Polícia ainda não está considerando golpe, mas é muito temerário as pessoas entrarem em um site, que às vezes não sabe sequer o que estão fazendo com os dados preenchidos em formulário e tendo prejuízo financeiro. O caso foi enviado à nossa corregedoria em Brasília, que deve dar um parecer sobre esses serviços oferecidos por esse site", comenta Santoro.

A PF ressaltou, ainda, que o procedimento de solicitação para expedição do documento é gratuito e deve ser feito de preferência através do site oficial www.pf.gov.br. Quaisquer dúvidas com relação a emissão de passaporte pode ser esclarecida nas delegacias de imigração ou nos postos físicos da PF nos aeroportos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL