Suspeita
Sagui, aparentemente doente, é visto em área rural de Abreu e Lima mas não é capturado
Publicado em: 10/01/2020 18:22
![]() |
Um sagui sonolento e aparentemente debilitado foi visto em uma granja na Estrada do Caicu, no Engenho Novo, área rural de Abreu e Lima, na Região Metropolitana, no fim da tarde desta quinta-feira (9) por moradores da localidade. No início da manhã desta sexta-feira (10), o animal se encontrava no mesmo lugar, quando o proprietário do sítio decidiu acionar os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde do município, policiais militares da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), agentes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e da Secretaria estadual de Saúde (SES-PE). Quando as equipes voltaram ao local, o animal tinha voltado para a mata localizada próxima ao sítio. A situação levantou o alerta após 14 saguis serem encontrados mortos em uma mata próxima a um condomínio em Aldeia, em Camaragibe.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde de Abreu e Lima, Clodoaldo Borba, ainda não dá para saber se o animal estava de fato doente. “O proprietário da granja apenas viu o sagui em uma árvore, quieto e apático, com comportamento diferente do habitual para a espécie. E o animal ficou no mesmo lugar desde o fim da tarde de ontem até hoje pela manhã. Então, o homem ficou em alerta por causa do episódio de Camaragibe e resolveu chamar a vigilância em saúde. Como não conseguimos capturar o sagui, estamos em contato com o proprietário e o caseiro, caso encontre algum animal na mesma situação ou morto”, disse Clodoaldo. As equipes não chegaram a fazer uma varredura na área.
Ainda segundo ele, a orientação para os moradores é de que não manuseiem o animal de forma alguma. “O laudo da morte dos saguis em Camaragibe e ainda não concluído. A raiva é uma das doença suspeitas e ela pode ser transmitida com um arranhão. A herpes também”, alerta o diretor de Vigilância em Saúde. A Cipoma reforçou que até agora nenhum animal morto foi encontrado em Abreu e Lima e também não é possível afirmar que o sagui estava mesmo doente.
Já a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que foi notificada da ocorrência do sagui aparentemente doente na zona rural de Abreu e Lima. “Órgãos ambientais e a vigilância do município, com o apoio da SES, estiveram no local na manhã desta sexta-feira (10), onde realizaram uma vistoria, contudo, o animal não foi localizado. A equipe orientou os moradores da localidade a entrarem em contato, de imediato, com a vigilância municipal de Abreu e Lima caso o macaco seja avistado novamente. Reforça-se que a população não deve manusear animais silvestres, sendo necessário acionar o órgão competente.
Importante ressaltar que a notificação do adoecimento ou morte de primatas não humanos está instituída em Pernambuco desde 2017. Essas ocorrências devem ser informadas à secretaria de Saúde do município para que as ações necessárias sejam realizadas”, disse em nota.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS