Diario de Pernambuco
Busca

Bolsas de estudo

ProUni Recife abre inscrições nesta segunda-feira (27)

Publicado em: 27/01/2020 12:07

Foto: Unit/Divulgação
A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, abre, nesta segunda-feira (27), as inscrições para o ProUni Recife, programa municipal que concede bolsas de estudos integrais em faculdades particulares para estudantes de baixa renda. Os candidatos têm até às 23h59 do dia 31, exclusivamente pelo site www.prouni.recife.pe.gov.br, para realizar as inscrições.

Para este primeiro semestre de 2020, a Prefeitura do Recife oferece 154 vagas em 38 opções de cursos, distribuídas pelas oito Instituições de Ensino Superior cadastradas. O primeiro listão com os resultados sai no dia 4 de fevereiro e os contemplados já poderão fazer a matrícula a partir deste mesmo dia.

Implantado em 2015, na primeira gestão do prefeito Geraldo Julio, o Prouni Recife tem hoje mais de 1.900 alunos beneficiados. Para concorrer a uma das vagas é preciso ser residente e domiciliado no Recife por, no mínimo, três anos, contados antes da data de inscrição no programa; não ter diploma de nível superior; tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição de ensino privada na condição de bolsista integral; ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio referente à edição do ano de 2019; e comprovar renda bruta familiar, per capita, de até 2 (dois) salários mínimos.

A inscrição também se estenderá ao professor da rede pública de ensino do Recife, para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, destinados à formação do magistério de educação básica, neste caso, independente da renda familiar per capita, o candidato não estará submetido aos demais pré-requisitos exigidos. Entre os cursos oferecidos pelo ProUni Recife neste semestre estão Medicina, Direto, Medicina Veterinária, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Farmácia, Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Sistemas de Informação, Fisioterapia, Nutrição, Fisioterapia, várias especialidades de Engenharia, entre outros.

Desde abril de 2018, os estudantes do programa têm direito ao Passe Livre, que dá 70 passagens de ônibus gratuitas, por mês, para serem usadas em todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. No momento, cerca de 1.100 alunos usam o benefício.

PROGRAMA - O objetivo do ProUni Recife é oferecer bolsas de estudos universitárias gratuitas para estudantes de cursos presenciais de graduação e de cursos superiores de menor duração em instituições privadas de ensino superior estabelecidas no município do Recife. O programa foi instituído pela Lei n° 18.113/2015 e funciona sob o regime de concessão de isenção fiscal.

INSCRIÇÕES: www.prouni.recife.pe.gov.br

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO

- (81) 3355-8759

- prouniatende@recife.pe.gov.br

CRONOGRAMA:

Inscrições: de 27 a 31/01

Resultado: 04/02

Matrícula: 04/02

LISTA DAS FACULDADES:

Faculdade Maurício de Nassau

Sopece

Uninabuco

Faculdade dos Guararapes

Centro Universitário UNIFBV / Wyden

Facipe/Unit

Universidade Estácio de Sá

Nova Roma

CURSOS:

NUTRIÇÃO

ESTÉTICA E COSMÉTICA

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

GASTRONOMIA

ADMINISTRAÇÃO

FISIOTERAPIA

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO

FARMÁCIA

MEDICINA

ENGENHARIA QUÍMICA

MEDICINA VETERINÁRIA

ODONTOLOGIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DIREITO

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PEDAGOGIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ARQUITETURA E URBANISMO

PSICOLOGIA

MARKETING

GESTÃO COMERCIAL

DESIGN

PROCESSOS GERENCIAIS

DESIGN GRÁFICO

GESTÃO FINANCEIRA

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

DESIGN DE INTERIORES

REDES DE COMPUTADORES

LOGÍSTICA

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ENFERMAGEM

ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENGENHARIA ELÉTRICA

ENGENHARIA MECÂNICA

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL