Diario de Pernambuco
Busca

EDUCAÇÃO

Primeira colocada no vestibular 2020.1 do IFPE, estudante de 14 anos só errou uma questão da prova

Publicado em: 09/01/2020 16:27 | Atualizado em: 09/01/2020 17:51

Rebeca Leal, 14, conquistou o primeiro lugar geral com média 94,4. (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP)
Rebeca Leal, 14, conquistou o primeiro lugar geral com média 94,4. (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP)
Desde quando foi alfabetizada, o presente preferido de Rebeca Leal, 14 anos, nos aniversários e no Natal, eram livros. Quase 10 anos depois, a conclusão do ensino fundamental veio com a notícia, divulgada nesta quinta-feira (9), de que ela era a primeira colocada do vestibular 2020.1 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Com média 94,4, a estudante do Colégio Salesiano errou apenas uma questão da prova, com 30 quesitos de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais. Ela foi aprovada no curso de química, na modalidade técnico integrado ao ensino médio, no campus Recife.

Ao todo, a edição 2020.1 do vestibular IFPE teve 26.111 inscritos para 4.715 vagas em 61 cursos técnicos, superiores e de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) em 16 campi espalhados por todo o estado, do Sertão ao Litoral. O curso mais concorrido foi o superior em análise e desenvolvimento de sistemas do campus Recife, com 18,35 candidatos por vaga. "A nossa felicidade é ter um processo bem sucedido. É um concurso que dá à juventude de pernambuco a oportunidade de mudar de vida por meio da educação", afirmou a reitora do IFPE, Anália Ribeiro.

Rebeca, a primeira colocada no processo seletivo, disse que, mais do que ter uma rotina de muitas horas de estudo, o importante para ter um bom resultado é prestar atenção ao que os professores explicam em sala de aula. "Estar de fato presente na aula, ouvindo, sem distrações, já é muito importante", afirmou a estudante que costumava sentar na primeira fila da sala de aula e sonha em cursar medicina. "Quando eu terminar medicina, quero fazer residência em pedriatria e em neurologia", disse.

Avó de Rebeca, a comerciante Jô Leal, 65, contou que a neta gosta muito de ler desde a infância. "Ela sempre pediu livros de presente. É muito estudiosa, como os meus outros netos. Como primeira neta, ela acabou sendo um bom exemplo para os outros. É um orgulho para toda a família", comentou, emocionada.

Listão
O listão foi disponibilizado às 11h20 e pode ser consultado no site do IFPE. (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP)
O listão foi disponibilizado às 11h20 e pode ser consultado no site do IFPE. (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP)
A relação com os aprovados no IFPE, que estava previsto para as 11h, foi liberada com um atraso de 20 minutos. Os estudantes que encontraram o nome no listão devem fazer matrícula para garantir a vaga em datas informadas nos editais de matrícula. O listão completo e os calendários de matrícula estão disponíveis no site do IFPE.

O primeiro lugar em cursos superiores foi Aurélio Ricardo Fonseca. Ele obteve a nota 81,82 e foi classificado para o curso de análise e desenvolvimento de sistemas, também no campus Recife. Na modalidade técnico subsequente, o primeiro lugar foi Lucas Nascimento Chaves, com nota 85,94, no curso eletrotécnica do campus Recife. Na modalidade Proeja, o primeiro lugar foi Wilyan Barros da Silva, com nota 55,84, no curso qualificação profissional em operador de computador do campus Barreiros, Mata Sul do estado.
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL