Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

EDUCAÇÃO

Primeira colocada no vestibular 2020.1 do IFPE, estudante de 14 anos só errou uma questão da prova

Publicado em: 09/01/2020 16:27 | Atualizado em: 09/01/2020 17:51

Rebeca Leal, 14, conquistou o primeiro lugar geral com média 94,4. (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP)
Rebeca Leal, 14, conquistou o primeiro lugar geral com média 94,4. (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP)
Desde quando foi alfabetizada, o presente preferido de Rebeca Leal, 14 anos, nos aniversários e no Natal, eram livros. Quase 10 anos depois, a conclusão do ensino fundamental veio com a notícia, divulgada nesta quinta-feira (9), de que ela era a primeira colocada do vestibular 2020.1 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Com média 94,4, a estudante do Colégio Salesiano errou apenas uma questão da prova, com 30 quesitos de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais. Ela foi aprovada no curso de química, na modalidade técnico integrado ao ensino médio, no campus Recife.

Ao todo, a edição 2020.1 do vestibular IFPE teve 26.111 inscritos para 4.715 vagas em 61 cursos técnicos, superiores e de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) em 16 campi espalhados por todo o estado, do Sertão ao Litoral. O curso mais concorrido foi o superior em análise e desenvolvimento de sistemas do campus Recife, com 18,35 candidatos por vaga. "A nossa felicidade é ter um processo bem sucedido. É um concurso que dá à juventude de pernambuco a oportunidade de mudar de vida por meio da educação", afirmou a reitora do IFPE, Anália Ribeiro.

Rebeca, a primeira colocada no processo seletivo, disse que, mais do que ter uma rotina de muitas horas de estudo, o importante para ter um bom resultado é prestar atenção ao que os professores explicam em sala de aula. "Estar de fato presente na aula, ouvindo, sem distrações, já é muito importante", afirmou a estudante que costumava sentar na primeira fila da sala de aula e sonha em cursar medicina. "Quando eu terminar medicina, quero fazer residência em pedriatria e em neurologia", disse.

Avó de Rebeca, a comerciante Jô Leal, 65, contou que a neta gosta muito de ler desde a infância. "Ela sempre pediu livros de presente. É muito estudiosa, como os meus outros netos. Como primeira neta, ela acabou sendo um bom exemplo para os outros. É um orgulho para toda a família", comentou, emocionada.

Listão
O listão foi disponibilizado às 11h20 e pode ser consultado no site do IFPE. (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP)
O listão foi disponibilizado às 11h20 e pode ser consultado no site do IFPE. (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP)
A relação com os aprovados no IFPE, que estava previsto para as 11h, foi liberada com um atraso de 20 minutos. Os estudantes que encontraram o nome no listão devem fazer matrícula para garantir a vaga em datas informadas nos editais de matrícula. O listão completo e os calendários de matrícula estão disponíveis no site do IFPE.

O primeiro lugar em cursos superiores foi Aurélio Ricardo Fonseca. Ele obteve a nota 81,82 e foi classificado para o curso de análise e desenvolvimento de sistemas, também no campus Recife. Na modalidade técnico subsequente, o primeiro lugar foi Lucas Nascimento Chaves, com nota 85,94, no curso eletrotécnica do campus Recife. Na modalidade Proeja, o primeiro lugar foi Wilyan Barros da Silva, com nota 55,84, no curso qualificação profissional em operador de computador do campus Barreiros, Mata Sul do estado.
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista o candidato à prefeitura do Recife Coronel Feitosa (PSC)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #162 Anelídeos: segmentação corporal e parapódios
De 1 a 5: Dicas para a sua bicicleta ser seu transporte diário
Ministério da Saúde autoriza volta parcial da torcida na Série A
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco