Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Local

ANIVERSÁRIO

Parque Estadual de Dois Irmãos completa 81 anos com programação especial

Publicado em: 13/01/2020 15:00 | Atualizado em: 13/01/2020 15:04

O Parque Estadual de Dois Irmãos foi idealizado pelo ecólogo e ambientalista Vasconcelos Sobrinho. (Foto: Karina Morais/Esp.DP)
O Parque Estadual de Dois Irmãos foi idealizado pelo ecólogo e ambientalista Vasconcelos Sobrinho. (Foto: Karina Morais/Esp.DP)
O Parque Estadual de Dois Irmãos comemora nesta terça-feira (14), a partir das 9h, seus 81 anos com uma programação especial de aniversário. A área que hoje abriga a unidade de conservação de 1.158 hectares foi transformada em Jardim Zoobotânico em 1939 e passou à categoria de Parque Estadual em 1998. A comemoração contará com a participação das crianças inscritas na primeira semana da colônia Zoo Férias, que segue até a sexta-feira (17).

Para comemorar os 81 anos do parque, haverá atividades temáticas de aniversário, das 9h às 11h, acompanhadas pelo biólogo Diogo Aguiar. A programação tem o objetivo de estimular o comportamento dos animais como se eles estivessem na natureza e será realizada com o hipopótamo, as onças preta e suçuaranas e com o leão. Às 15h, as crianças da colônia Zoo Férias vão cantar parabéns para o parque.

O Parque Estadual de Dois Irmãos foi idealizado pelo ecólogo e ambientalista Vasconcelos Sobrinho (1908-1989), um dos mais importantes pesquisadores da biodiversidade do estado, que também foi o primeiro diretor do equipamento.

Fundado em 1916, o Horto Florestal de Dois Irmãos foi considerado uma das primeiras iniciativas conservacionistas do estado, tendo como objetivo proteger o Complexo do Prata, formado pelo açude e o remanescente de Mata Atlântica do entorno. Suas águas serviam para o abastecimento público do Recife, através de chafarizes, sob o comando da então Companhia Beberibe.

Em 1935, o Horto Florestal antes administrado pela Prefeitura do Recife, passa ao comando do Instituto de Pesquisas Agronômicas (IPA). Em 14 de janeiro de 1939, foi transformado em Jardim Zoobotânico de Dois Irmãos.

Em 1998, por meio da lei 11.622, a área de 387 hectares foi recategorizada como Parque Estadual de Dois Irmãos, tendo como principais objetivos preservar a biodiversidade da fauna e da flora, proteger os mananciais hídricos para abastecimento público, além de promover atividades de de educação ambiental e científica. Em dezembro de 2017, por meio do decreto estadual 40.547/2014, o estado ampliou a área do parque para 1.158 hectares. Desde 2011, a unidade de conservação é administrada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Zoo Férias

As inscrições para a colônia Zoo Férias estão abertas. As atividades são destinadas a crianças e adolescentes de 4 e 15 anos. A programação acontece entre de 13 e 17 de janeiro e entre os dias 20 e 24 deste mês. Os horários mudam de acordo com o dia da semana, sendo das 8h às 12h, nas segundas, quartas e sextas-feiras, e das 13h às 17h, nas terças e quintas-feiras. O ingresso individual, por dia, custa R$ 50 e já o passaporte para os cinco dias de atividades de férias é R$ 200.

 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Primeira Pessoa com Adelaide Ivánova
Sobre Vidas: Mães pela Diversidade
Sem ser investigado, Gleen Greenwald é denunciado pelo MPF
Dp Auto: Equinox LT e Equinox Midnight
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco