Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Orientação profissional durante a graduação é aposta da Unit PE

No Recife, o Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (Unit PE) aposta na orientação profissional antes e durante a graduação, facilitando integração do estudante ao curso e ao mercado de trabalho

Publicado em: 21/01/2020 17:13 | Atualizado em: 21/01/2020 18:01

 (Na Unit PE, os alunos ativos e egressos têm direito a acompanhamento e orientação profissional desde o início do curso. Foto: Freepik/Divulgação)
Na Unit PE, os alunos ativos e egressos têm direito a acompanhamento e orientação profissional desde o início do curso. Foto: Freepik/Divulgação

Com o resultado do Enem em mãos, qual carreira seguir? A inquietação, comum entre quem prestou o último Exame Nacional do Ensino Médio e se prepara para ingressar no ensino superior, pode ser superada através de processo de orientação profissional. A ferramenta, que vem ganhando destaque como via de autoconhecimento para os estudantes e de integração deles à graduação, é um dos diferenciais do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (Unit PE). Prioridade para os recém-chegados, a orientação é oferecida no centro de ensino durante toda a formação profissional dos alunos, estreitando os laços entre a universidade e o mercado de trabalho. Nesta semana, será debatida na capital pernambucana, em palestra oferecida pela Unit PE durante o evento Você na Unit, marcado para o próximo dia 24.

“A importância da orientação profissional está, sobretudo, no processo de autoconhecimento. Independentemente da fase em que uma pessoa se encontra na carreira, mas principalmente quando está iniciando sua trajetória profissional, é o autoconhecimento que serve de base para suas escolhas”, explica Wanessa da Cruz, psicóloga e analista de desenvolvimento pessoal da Unit. Para a especialista, facilitar o diálogo entre estudantes e profissionais experientes no mercado é indispensável para que aqueles se apropriem das características e tendências de cada área de atuação. E, assim, ganhem tranquilidade para suas decisões quanto ao futuro.

O Centro Universitário Tiradentes, no Centro do Recife, promove o evento Você na Unit, com ciclo de palestras, no dia 24 de janeiro. Foto: Unit/Divulgação
“Colocamos os alunos em contato com pessoas do mercado, gente que possa oferecer relatos que façam a diferença na decisão, que revelem detalhes do dia a dia profissional. Esse tipo de conversa é muito importante, principalmente quando o aluno está ingressando na universidade, já que geralmente os cursos têm disciplinas menos específicas nos primeiros períodos, o que pode deixá-los ansiosos. Conversar com um professor ou um coordenador ajuda a entender o que vem pela frente”, detalha Wanessa, que atua no departamento de Carreiras da Unit. Lá, diferentes serviços são prestados gratuitamente a alunos ativos e egressos, entre aconselhamento, elaboração de currículo, simulação de entrevistas, análise de perfil comportamental e elaboração de plano de carreira.

A dinâmica é simples e efetiva: durante todo o curso, os estudantes podem recorrer ao setor em busca de acompanhamento e orientação. Este diferencial do centro universitário será ressaltado em palestra sobre Plano de Carreira, no próximo dia 24, conduzida por Oswaldo Sérgio de Carvalho, coordenador do Unit Carreiras. “Vale lembrar que a orientação profissional é uma descoberta para a vida toda… Não diz respeito somente às disciplinas da graduação, mas à prática profissional. Às vezes, você não sabe que poderia gostar de determinada área, mas descobre uma identificação. Por isso que é tão importante o estágio, a questão de vivenciar na prática as suas escolhas”, pondera a psicóloga. “Com autoconhecimento, a pessoa pode entender o que é mais relevante para ela. A sua identificação com a área, sabendo da remuneração, das atividades da profissão. Ela passa a conhecer suas prioridades, o que é determinante para tomar sua decisão”, complementa.

>> Entrevista: Wanessa da Cruz, psicóloga e analista de desenvolvimento pessoal da Unit

Quais as inquietações mais comuns entre quem procura uma orientação vocacional?
As dúvidas mais comuns são em relação à identificação com a área. Aqui, como oferecemos atendimento para quem é aluno, eles se questionam em relação ao curso que escolheram. Percebemos que a dúvida não diz respeito somente a qual área seguir, mas em relação aos desdobramentos, às possibilidades que aquela área oferece. No início, eles ficam mais ansiosos.

E quais características pessoais ou comportamentais devem ser levadas em conta como determinantes para a escolha profissional?
A curiosidade de descobrir novas coisas, o que é muito importante. A autoavaliação, a percepção geral do mercado, a disposição para conversar com pessoas da área, de procurar saber mais em relação ao que cada área pode propor.

No caso de quem está mudando de carreira, ingressando numa segunda ou terceira graduação, quais pontos considerar com mais atenção nessa nova decisão?
Na verdade, verificar os pontos a favor e contra. Tanto da área em que você está como da área que você pretende. Você vai levar uma bagagem para qualquer nova área que escolher, saber identificar essa bagagem e complementar essa bagagem com o conhecimento que já adquiriu e vai adquirir.

E para quem se sente desestimulado em relação à opinião de familiares e amigos, como lidar com esse tipo de comentário? Como saber o que considerar?
É uma questão bem delicada. Depende do autoconhecimento. É preciso avaliar se, de fato, aquela foi uma escolha sua. E qual o peso da opinião das pessoas ao seu redor. Você precisa compreender toda a questão para poder fazer a sua escolha. Se você deve assimilar aquelas opiniões, se concorda com elas, se fazem sentido para você.

Os alunos podem contar com aconselhamento, orientação e plano de carreira. Foto: Unit/Divulgação
>> Programação: Você na Unit
No evento Você na Unit, que ocorre no dia 24 deste mês, no Centro Universitário Tiradentes (R. Barão de São Borja, 427 – Soledade), temas de interesse dos estudantes, entre Tecnologia, Direito, Saúde e Carreiras, serão abordados em palestras, oficinas e outras atividades. Confira a programação:

9h – Tecnologia
Porto Digital e Unit: um novo modelo de formação para desenvolvedores de software

10h – Saúde
Biossegurança e Contaminação Cruzada

11h – Direito
O Tempo do Crime e as Infrações Praticadas pelos Adolescentes em Conflito com a Lei

13h – Carreiras
Plano de Carreira

15h - Show de Sheldon

>> Serviço
Centro Universitário Tiradentes (Unit)
R. Barão de São Borja, 427 – Soledade
Informações: (81) 3878-5155
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL