Diario de Pernambuco
Busca

Recife

Ônibus apresenta risco de incêndio, e passageiros fazem desembarque às pressas

Publicado em: 27/01/2020 14:49

 (Foto: WhatsApp/Cortesia)
Foto: WhatsApp/Cortesia
Um ônibus BRT que fazia linha Prefeitura/TI CDU apresentou, na tarde desta segunda-feira (27), risco de incêndio. Os passageiros precisaram fazer o desembarque às pressas, e o ônibus ficou parado na Ponte Buarque de Macedo, que liga os bairros do Recife e Santo Antônio. Mais de 40 passageiros estavam dentro do coletivo. O motorista foi orientado pelos próprios usuários a parar por causa da fumaça e do forte cheiro de queimado que tomaram conta do ônibus.

Entre 2018 e 2019, 10 episódios de veículos em chamas foram registrados no Grande Recife. Em maio de 2018, um ônibus da empresa Cidade Alta, que fazia a linha Rio Doce – Princesa Isabel, pegou fogo depois de uma pane no motor. Segundo testemunhas contaram na época, o veículo estava trafegando normal quando começaram as chamas. O motorista ainda tentou conter o fogo com o extintor do veículo, mas não foi suficiente. Ninguém se feriu.

LEIA MAIS:

Em fevereiro de 2019, um ônibus da empresa 1002 pegou fogo no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife. Na ocasião, duas mulheres ficaram feridas. Uma delas estava grávida e foi socorrida por inalar fumaça tóxica. Em agosto, um veículo que fazia a linha Pau Amarelo (Paulista) pegou fogo na Avenida José Augusto Moreira, em Casa Caiada, Olinda. Na ocasião, o motorista contou ao Corpo de Bombeiros que as chamas teriam começado no motor do veículo, após um aquecimento.

No mesmo mês, um veículo da empresa Vera Cruz que fazia 121 – Vila da Sudene pegou fogo na Avenida Conde da Boa Vista. Segundo o Instituto de Criminalística (IC), as chamas teriam começado no compartimento do motor. O veículo ficou destruído. As chamas também atingiram uma parada de BRT.

“A população que usa ônibus não pode ficar refém de uma falta de manutenção dos veículos. Apresentamos um requerimento para que fosse criado o grupo de trabalho, pois muitas vezes os veículos eram retirados das ruas e não havia como fazer a perícia. Queríamos saber se as empresas estavam ou não fazendo das manutenções. Caso não, isso poderia ser usado como argumento para aumento de percentual de valor de passagem”, explicou o advogado e integrante da Frente de Luta, Pedro Josephi. Segundo ele, uma minuta com um protocolo de como proceder em caso de incêndios foi criada e está em análise.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL