Observatório da Sé participa de campanha contra poluição luminosa
Publicado: 13/01/2020 às 10:04

/Nando Chiappetta/DP/D.A Press
O Observatório Astronômico do Alto da Sé iniciará, em Olinda, a partir desta quarta-feira (15) participará da Campanha Internacional Globe At Night, que tem como objetivo chamar atenção para os impactos causados pela poluição luminosa.
Neste ano, o Observatório medirá uma vez por mês o brilho do céu durante a noite para monitorar a poluição. Através do site da campanha, os visitantes poderão verificar as constelações visíveis a olho nu e os efeitos da iluminação urbana além dos impactos para a visibilidade do céu.
Os dados observados farão parte de um estudo sobre o tema da Campanha, que acontece há 13 anos. Neste período, mais de 180.000 medições foram feitas em 180 países. Com isso, é possível monitorar os níveis de poluição e comparar tendências ao longo dos anos para verificar os impactos causados pelas mudanças urbanas.
O excesso de luz, gerado por um processo desorganizado de urbanização, ofusca o brilho das estrelas, atrapalha a pesquisa astronômica, perturba os ecossistemas, gera problemas à saúde e desperdício de energia, ressalta Cleiton Batista, Coordenador do Observatório da Sé.
Segundo os organizadores da Campanha, a poluição luminosa pode ser reduzida com bastante facilidade: proteção adequada das luzes, utilização apenas da quantidade necessária de iluminação e uso de lâmpadas energeticamente eficientes e com espectros apropriados.
Qualquer pessoa, de onde estiver, também pode contribuir com a campanha. É só acessar o formulário através do link www.globeatnight.org/webapp/, escolher uma constelação para observar e anotar suas impressões. O observatório é aberto ao público e funciona de terça-feira a domingo, das 16h às 20h.

