° / °

Vida Urbana
Transtorno

Metrô do Recife amanhece com problemas e funcionamento é interrompido

Publicado: 15/01/2020 às 07:21

/João Velozo/Arquivo DP

/João Velozo/Arquivo DP

O metrô do Recife amanheceu, nesta quarta-feira (15), com o funcionamento suspenso após um problema no cabo que abastece o sistema elétrico da plataforma. A linha Centro, que possui 17 estações, sequer abriu as portas para início da operação, às 5h. Em nota à reportagem, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), explica que a fiação danificada está entre as estações Recife e Joana Bezerra e “aguarda a inspeção da manutenção para mais informações”. A situação foi normalizada por volta das 13h.

Ronilson Pontes, de 55 anos, mora no Pina e contou que o metrô deixou de ser sua primeira opção de transporte devido aos problemas constantes que os passageiros tem que enfrentar para se deslocar. "O estado não vê o que a população passa, principalmente nós que pagamos caro [na passagem] e não tem segurança. O metrô está assim no período de férias escolares, imagine quando voltar ao normal", disse.
 
Em decorrência do problema, o Grande Recife Consórcio de Transporte acionou um plano de contingência para lidar com a grande quantidade de passageiros. Foram reforçadas as linhas de BRT 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista), 2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra. A linha 2480 – TI Camaragibe/ Derby ficará com viagens alternadas para o Terminal da Joana Bezerra

Já dentre as linhas convencionais, foram reforçadas 202 – Barro/Macaxeira (Várzea) e 207 – Barro/Macaxeira (BR-101). Com estas linhas, os usuários poderão ter acesso à linha 2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira. A linha especial TI Camaragibe/TI TIP também foi ativada para o esquema de emergência.

Cerca de 400 mil pessoas utilizam o metrô diariamente, sendo 250 mil na Linha Centro.
Mais de Vida Urbana