° / °

Vida Urbana
MEIO AMBIENTE

Jardim Botânico do Recife e Econúcleo Jaqueira oferecem atividades especiais nas férias

Publicado: 12/01/2020 às 11:54

/Programação gratuita é direcionada ao público de todas as idades que poderão conferir oficinas, trilha e apresentações teatrais. Foto: Divulgação/SMAS.

/Programação gratuita é direcionada ao público de todas as idades que poderão conferir oficinas, trilha e apresentações teatrais. Foto: Divulgação/SMAS.

As férias nos equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife são garantia de diversão para a criançada e toda a família.  O Jardim Botânico (JBR), na Zona Oeste, e o Econúcleo da Jaqueira, na Zona Norte, oferecem, a partir desta quinta-feira (13) até domingo (16), diversas ações que prometem agradar os visitantes com muitas atividades, conciliando a temática da natureza com o clima das férias. Toda programação, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), é gratuita e segue até o dia 30 de janeiro. Todos os protocolos sanitários são seguidos para garantir segurança aos envolvidos.

 

Econúcleo da Jaqueira

 

O Econúcleo da Jaqueira começa com a sua programação nesta quinta-feira(13), a partir das 09h, com uma visita ao Centro Educativo,  um espaço dedicado à educação ambiental e a divulgação científica sobre energias renováveis e mudança do clima.  Outra atividade será a oficina de xilogravura sustentável, que vai desenvolver aptidões artísticas nos participantes através da conscientização de práticas sustentáveis e, ao mesmo tempo, inovando na forma e no conteúdo em arte com uma visão empreendedora na produção de xilogravuras. À tarde, os visitantes poderão participar da contação de estória: Viajando com o Vento que será feita em Cordel com o tema: Energia Limpa. As inscrições para participar das atividades acontecem das 9h até as 9h20 e na parte da tarde das 13h às 13h20. 

 

A programação continua na sexta-feira (14), sábado (15) e domingo (16) com oficinas, caminhadas e explicação de estórias levando entretenimento, conhecimento e muito contato com a natureza para os participantes. É recomendado que levem a sua garrafa de água. O espaço funciona de quinta-feira a domingo, das 09h às 16h.

 

Jardim Botânico

 

Já para quem prefere visitar o Jardim Botânico e apreciar as belezas da Mata Atlântica do espaço, vai poder conferir na sexta-feira (14) a Gincana Ecológica: descobrindo as árvores do Jardim realizada após monitoria pelo espaço com explicação a respeito das árvores presentes, em seguida, mediante descrição dada pelo monitor sobre suas características e curiosidades a garotada vai poder identificar as espécies pontuando para o grupo. No mesmo dia também terá caminhada ecológica. 

O sábado (15) terá exposição de cactos, oficina de  Enxerto e palestra abordando os seguintes assuntos: melhoramento genético de cactos ornamentais; Reprodução dos cactos; Coleções de Cactaceae; Importância da conservação das cactáceas do Estado de Pernambuco; Características de Adaptação das Cactáceas e Importância científica.  As inscrições serão às 10h na recepção do JBR.  Ainda vai acontecer Caminhada Ecológica diversificando o verde e a oficina “Conhecendo a arte do Tangram”com resíduos sólidos, montando um quebra-cabeça com figuras geométricas, que juntas formam um quadrado feito com sobras de resíduos sólidos. Usando suas peças, é possível montar inúmeras figuras diferentes, tornando uma experiência lúdica e divertida para os participantes.

 

Quem visitar o espaço no domingo (16) vai poder participar da Caminhada Ecológica: espécies Ameaçadas e aprender sobre as principais espécies de árvores que estão em extinção e como fazer para preservá-las, reduzindo os danos à natureza. Ainda na atividade, os monitores do espaço vão debater sobre sustentabilidade e dar dicas de como preservar o meio ambiente, atingindo diversos públicos.

 

Todas as atividades são totalmente gratuitas e voltadas para crianças entre 7 e 12 anos, como também para jovens entre 15 e 29. As inscrições são feitas nos locais, um pouco antes do início das práticas do turno da manhã e de tarde, com o número máximo de 20 participantes, dependendo da atividade. As crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis e o uso de máscara é obrigatório.

Mais de Vida Urbana