Diario de Pernambuco
Busca

Religião

Itapissuma realiza Festa de São Gonçalo do Amarante a partir deste domingo

Publicado em: 03/01/2020 15:00 | Atualizado em: 03/01/2020 15:02

 (Foto: Pascom Arquidiocese - festa de 2019)
Foto: Pascom Arquidiocese - festa de 2019

A 159ª festa de São Gonçalo do Amarante, padroeiro da cidade de Itapissuma, começa neste domingo (5). A programação terá atividades até o dia 19 de janeiro. No decorrer de quinze dias de festa, ocorrem as tradicionais levada, buscada, Missas, recitações do Terço Mariano, apresentações musicais e festa de São Gonçalo, com um dia de Ação Social Solidária na data dedicada ao santo, 10 de janeiro.

A festa inicia com a missa celebrada na matriz de Itapissuma, às 7h, neste domingo. Depois, às 9h, acontecerá a levada, com a procissão terrestre (carreata), partindo da matriz, percorrendo as ruas de Itapissuma, em direção à capela de São Paulo Apóstolo, na Estrada Forte Orange, em Itamaracá. 

No período de 9 a 19 de janeiro, acontece o novenário de São Gonçalo, na matriz de Itapissuma. No dia 10 de janeiro, é realizado o dia de Ação Social Solidária, com distribuição de brinquedos e cestas básicas, além momentos de oração, brincadeira e lanche, no entorno da matriz.  

Dia 12, a partir das 15h, na capela São Paulo Apóstolo, na Estrada do Forte Orange, tem início a concentração para a buscada fluvial, que atravessará o canal de Santa Cruz em direção à paróquia de São Gonçalo, em Itapissuma. O cortejo marítimo partirá às 16h, conforme a maré. Após o desembarque no píer de Itapissuma, perto das 17h, a imagem seguirá em procissão pela cidade e depois será conduzida para a frente da matriz paroquial de São Gonçalo do Amarante, onde vai ser celebrada uma Missa às 18h. Depois da celebração Eucarística, os fiéis contarão com apresentação do Evangelizashow.

Para marcar o encerramento da 159ª festa de São Gonçalo do Amarante, ocorre a seguinte programação no dia 19: Missa às 7h, na matriz; Missa às 16h, na matriz, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido; Procissão às 17h, Evangelizashow às 19h, show de Lia de Itamaracá às 23h e show pirotécnico à meia-noite.

Em Pernambuco, a devoção a São Gonçalo foi herança da colonização portuguesa. A paróquia de São Gonçalo do Amarante de Itapissuma foi criada em 1984, derivando da primeira capela fundada em Itapissuma no século 17, pelo Padre Camilo de Mendonça. A paróquia de São Gonçalo do Amarante é a única no território da Arquidiocese de Olinda e Recife dedicada ao santo protetor dos ossos e conhecido como casamenteiro. 

A festa de São Gonçalo é celebrada sempre no segundo domingo de janeiro e teve origem quando a imagem foi encontrada na praia. Os pescadores da vila, por diversas vezes, levavam a imagem para a capela mais próxima do lugar e,segundo a tradição, duas a três vezes, a imagem foi encontrada de volta ao local, diante do mar. Então, os devotos reuniram-se e ergueram uma igreja. Durante a festa ocorre a 4ª maior procissão fluvial do país. 

Quem era São Gonçalo 

São Gonçalo tem uma grande fama de santo casamenteiro, pois, de acordo com a tradição portuguesa, a mulher que tocar no túmulo dele – que está enterrado em Portugal – terá um casamento garantido e feliz. Gonçalo de Amarante nasceu no fim do século 12 em Tagilde, na freguesia de São Salvador, no distrito de Braga, em Portugal. 

Sob a orientação do Arcebispo de Braga, Gonçalo se dedicou ao estudo da teologia e ao sacerdócio. Depois de formado, passou 14 anos viajando pela Terra Santa, no Oriente Médio, e depois voltou para Portugal, onde se retirou como eremita na região de Amarante. São Gonçalo morreu em 10 de janeiro de 1259. O santo foi sepultado neste mesmo local, onde se construiu um grande mosteiro em homenagem à sua alma.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL