Mobilidade

Governo rejeita proposta da Urbana-PE de reajuste no valor das passagens de ônibus

Publicado em: 13/01/2020 19:34 | Atualizado em: 13/01/2020 19:47

Governo classificou como 'inaceitável' aumento de R$ 3,45 para R$ 3,90 do Anel A. (Foto: Leo Malafaia/Esp. DP)
Governo classificou como 'inaceitável' aumento de R$ 3,45 para R$ 3,90 do Anel A. (Foto: Leo Malafaia/Esp. DP)
O governo de Pernambuco recusou a proposta de reajuste no valor das passagens de ônibus apresentada nesta segunda-feira (13) pelos empresários do setor de transportes  de passageiros da Região Metropolitana do Recife (RMR). O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) encaminhou ao Grande Recife Consórcio de Transporte um estudo de realinhamento tarifário para o serviço de transporte público por ônibus na Região Metropolitana do Recife.

De acordo com o sindicado das empresas, considerando os custos e receitas previstos para 2020, o valor do Anel A deveria subir para R$ 3,90. Atualmente, a tarifa A, usada por 80% dos passageiros, custa R$ 3,45. O aumento seria, portanto, de 13%. A proposta da Urbana-PE de valor para o Anel B é R$ 5,35 e R$ 2,55 para o Anel G.

"A proposição, que apresenta aumento médio de 14%, elevaria o Anel A - o mais utilizado pelos usuários do sistema - de R$ 3,45 para R$ 3,90, o que é inaceitável. Atualmente, a RMR tem uma das tarifas mais baratas entre as capitais do país, e o Executivo estadual não abre mão da continuidade desse quadro em 2020", informou o governo de Pernambuco, em nota.

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Em resposta à proposta da Urbana-PE, o governo ressaltou que "além de não admitir a proposta apresentada pelo setor empresarial, o Governo de Pernambuco assegura o seguimento de conquistas históricas através do esforço da administração estadual, como o Passe Livre para estudantes, o Transporte Complementar Gratuito e a isenção do ICMS sobre o diesel".

O governo informou ainda que estão em fase de conclusão os estudos necessários que garantam melhorias para o usuário e uma equação que possa viabilizar o sistema, "com equilíbrio e sustentabilidade". O estado lembra ainda que, no ano passado, entrou em vigor a Lei do Ar-Condicionado (lei número 16787, de 2019), que está sendo considerada nessa análise, propondo uma meta de ampliação da frota climatizada na região, como já ocorreu em 2019.

"Mesmo com todo o quadro de dificuldades econômicas e fiscais, o Governo tem feito um grande esforço para manter subsídios como o do diesel, para evitar que a passagem alcance valores mais altos, como acontece em outros Estados. Além disso, intensificará as ações de melhoria da estrutura que serve ao transporte, com intervenções nos terminais e estações, e de segurança para a população", pontuou.

A nota do governo enfatiza ainda "que os empresários também precisam fazer a parte deles no funcionamento do sistema, na renovação da frota, com ampliação da climatização, e na pontualidade. O Governo de Pernambuco enfatiza, mais uma vez, que seu principal papel é lutar pelo usuário, pelo menor valor e pelo máximo de benefícios".

Confira, na íntegra, a nota do governo de Pernambuco:

O Governo de Pernambuco vem a público informar que não aceita a proposta de reajuste no valor das passagens de ônibus apresentada, nesta segunda-feira (13), pelos empresários do setor de transportes  de passageiros da Região Metropolitana do Recife (RMR). A proposição, que apresenta aumento médio de 14%, elevaria o Anel A - o mais utilizado pelos usuários do sistema - de R$ 3,45 para R$ 3,90, o que é inaceitável. Atualmente, a RMR tem uma das tarifas mais baratas entre as capitais do país, e o Executivo estadual não abre mão da continuidade desse quadro em 2020.

Além de não admitir a proposta apresentada pelo setor empresarial, o Governo de Pernambuco assegura o seguimento de conquistas históricas através do esforço da administração estadual, como o Passe Livre para estudantes, o Transporte Complementar Gratuito e a isenção do ICMS sobre o diesel.

Para isso, estão em fase de conclusão os estudos necessários que garantam melhorias para o usuário e uma equação que possa viabilizar o sistema, com equilíbrio e sustentabilidade. É importante lembrar que, no ano passado, entrou em vigor a Lei do Ar-Condicionado (Lei n. 16787/2019), que está sendo considerada nessa análise, propondo uma meta de ampliação da frota climatizada na Região, como já ocorreu em 2019.

Mesmo com todo o quadro de dificuldades econômicas e fiscais, o Governo tem feito um grande esforço para manter subsídios como o do diesel, para evitar que a passagem alcance valores mais altos, como acontece em outros Estados. Além disso, intensificará as ações de melhoria da estrutura que serve ao transporte, com intervenções nos terminais e estações, e de segurança para a população.

Por fim, salienta que os empresários também precisam fazer a parte deles no funcionamento do sistema, na renovação da frota, com ampliação da climatização, e na pontualidade. O Governo de Pernambuco enfatiza, mais uma vez, que seu principal papel é lutar pelo usuário, pelo menor valor e pelo máximo de benefícios.


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