Diario de Pernambuco
Busca

ARQUIPÉLAGO

Fluxo turístico de Noronha cresce 39,37% em 5 anos

Publicado em: 30/01/2020 07:05

 (Foto: Paulo Paiva/DP Foto)
Foto: Paulo Paiva/DP Foto
Fernando de Noronha recebeu 106.130 turistas no ano passado, a maior parte oriunda do território nacional. O número representa aumento de 2,49% em relação a 2018, quando o arquipélago registrou 103.548 visitantes, e de 39,37% nos últimos cinco anos - em 2014 foram 76.145 turistas. As informações são do balanço anual apresentado pela administração distrital. Só em dezembro, Noronha foi destino de 9.195 visitantes. Destes, 92% eram turistas brasileiros e 8% estrangeiros. A média de permanência na ilha é de cinco dias. 

O Sudeste foi a região que mais enviou visitantes a Noronha, representando 45% do total. Em seguida está o Nordeste (34%), o Sul (13%), o Centro-Oeste (5%) e o Norte (3%). O principal estado emissor de turistas para Noronha continua sendo São Paulo, seguido por Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará. 

Entre os estrangeiros, cujo acumulado do ano alcançou o número de 9.612 turistas, se destacam os europeus, com 47% de turistas, seguidos pelos viajantes da América do Sul (32%), América do Norte (16%), Oceania e África, com 2% cada. Os argentinos ficaram em primeiro lugar entre os visitantes mais assíduos, levando para a ilha no ano passado 2.326 turistas, seguido pelo Estados Unidos, com 1.330 visitantes. Em terceiro aparece a Itália, que mandou para o arquipélago 1.039 turistas. França, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Uruguai, Portugal e Suíça completam o ranking dos dez países que mais visitaram Fernando de Noronha. 

O documento elaborado pela Administração da Ilha contém dados do quantitativo de visitantes desembarcados no Aeroporto Governador Carlos Wilson Campos, em Fernando de Noronha, contabilizado através do Controle Migratório. O levantamento é realizado pela área de turismo da Ilha mês a mês e, após o encerramento do ano, os números são consolidados em um documento oficial, disponibilizado pela Administração da Ilha para empresas, veículos de comunicação e pesquisadores.

"Mesmo com leve alta no fluxo turístico em relação aos anos anteriores, o nosso compromisso continua sendo com o meio ambiente, por isso que adotamos medidas urgentes como o Plástico Zero, proibindo a utilização dos plásticos descartáveis, com a fiscalização a partir do aeroporto, que se estende aos bares e restaurantes. E a longo prazo o Carbono Zero, que vai tirar da ilha os carros movidos a combustão. Mostramos com isso que é possível fazer turismo sem agredir o nosso principal bem que é o meio ambiente", disse Guilherme Rocha, administrador geral da Ilha.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL