Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Educação

Estudantes relatam dificuldades para fazer inscrição no primeiro dia do Sisu

Publicado em: 21/01/2020 15:44 | Atualizado em: 21/01/2020 15:47

Estudante pernambucano relata que página do Sisu fica em branco. (Foto: Reprodução da internet)
Estudante pernambucano relata que página do Sisu fica em branco. (Foto: Reprodução da internet)
Estudantes de todo o país têm relatado nesta terça-feira (21), primeiro dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que estão com dificuldades de acessar a plataforma que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos para 237.128 vagas em cursos de graduação de 128 universidades e institutos públicos de todo o país. Em Pernambuco, são 14.931 vagas.

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que as inscrições no Sistema de Seleção Unificada enfrentam lentidão. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, a "instabilidade ocorre devido ao grande número de acessos". A expectativa é que o serviço se normalize ainda nesta terça. Pela manhã, o ministro Abraham Weintraub postou um vídeo em seu perfil no Twitter e afirmou que o Sisu estava "rodando normalmente" e já haviam sido feitas "quase 500 mil inscrições".

LEIA MAIS:

Pelas redes sociais, vários candidatos informam que não estão conseguindo concluir a inscrição na tarde desta terça. "Eu desisto do Sisu, eu vou lá e depois de muita luta consigo entrar, vou selecionar minha primeira opção procurando o curso que eu quero e aparece que não tem no meu estado (RJ, pasmem), aí vou selecionar por estado e aparece. Clico no Curso e o site fecha (sic)", relatou um candidato do Rio de Janeiro.

Em Pernambuco, um participante do Enem 2019 que quer cursar cinema na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) disse que a lista de instituições com vagas no Sisu não carrega e, por isso, ele não consegue concluir o processo. "Quero fazer a inscrição no primeiro dia para ir acompanhando nas notas de corte, mas não consigo", afirmou o candidato que não quis se identificar.

Sistema

Pode fazer a inscrição no Sisu no primeiro semestre de 2020 o estudante que participou do Enem de 2019, obteve nota na redação diferente de zero e não tenha sido “treineiro” (participante que concluirá o ensino médio após o ano letivo de 2019; não esteja cursando ou não concluiu o ensino médio) no exame. É necessário informar o número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada na Página do Participante.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. O período de inscrições vai de hoje até as 23h59 do domingo. O resultado da chamada regular está mantido, de acordo com o site do Sisu, para a próxima segunda-feira. Entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro, os candidatos não classificados na chamada regular poderão participar da lista de espera. De 7 de fevereiro a 30 de abril, haverá a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.

Diariamente, durante o período de inscrição, o sistema se encerra e abre na manhã seguinte mostrando a classificação dos candidatos aos cursos pretendidos. Com isso, o candidato consegue monitorar as notas de corte e ver se a sua nota é suficiente para ingressar naquela opção escolhida. Ele tem até o último dia da inscrição para mudar as escolhas. No entanto, antes de fazer as escolhas pela nota de corte, o estudante deve avaliar os cursos que realmente querem fazer e as universidades que realmente cursariam, levando em conta distância da instituição e se pode se mudar para outro estado para estudar. As notas de corte serão divulgadas diariamente, sempre a partir da 0h.

Para se inscrever, o participante deve acessar o site do Sisu. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência; a vagas reservadas de acordo com a lei 12.711, de 2012 (Lei de Cotas) ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

São considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado apenas em sua primeira opção.

Saiba como funciona o Sisu na UFPE:


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
De 1 a 5: entenda as diferenças entre os tipos de exames para a Covid-19
Bolsonaro convida Temer para missão no Líbano
Rhaldney Santos entrevista o pré-candidato à prefeitura de Jaboatão Adelson Veras
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco