Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Estudantes relatam dificuldades para fazer inscrição no primeiro dia do Sisu

Publicado em: 21/01/2020 15:44 | Atualizado em: 21/01/2020 15:47

Estudante pernambucano relata que página do Sisu fica em branco. (Foto: Reprodução da internet)
Estudante pernambucano relata que página do Sisu fica em branco. (Foto: Reprodução da internet)
Estudantes de todo o país têm relatado nesta terça-feira (21), primeiro dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que estão com dificuldades de acessar a plataforma que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos para 237.128 vagas em cursos de graduação de 128 universidades e institutos públicos de todo o país. Em Pernambuco, são 14.931 vagas.

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que as inscrições no Sistema de Seleção Unificada enfrentam lentidão. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, a "instabilidade ocorre devido ao grande número de acessos". A expectativa é que o serviço se normalize ainda nesta terça. Pela manhã, o ministro Abraham Weintraub postou um vídeo em seu perfil no Twitter e afirmou que o Sisu estava "rodando normalmente" e já haviam sido feitas "quase 500 mil inscrições".

LEIA MAIS:

Pelas redes sociais, vários candidatos informam que não estão conseguindo concluir a inscrição na tarde desta terça. "Eu desisto do Sisu, eu vou lá e depois de muita luta consigo entrar, vou selecionar minha primeira opção procurando o curso que eu quero e aparece que não tem no meu estado (RJ, pasmem), aí vou selecionar por estado e aparece. Clico no Curso e o site fecha (sic)", relatou um candidato do Rio de Janeiro.

Em Pernambuco, um participante do Enem 2019 que quer cursar cinema na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) disse que a lista de instituições com vagas no Sisu não carrega e, por isso, ele não consegue concluir o processo. "Quero fazer a inscrição no primeiro dia para ir acompanhando nas notas de corte, mas não consigo", afirmou o candidato que não quis se identificar.

Sistema

Pode fazer a inscrição no Sisu no primeiro semestre de 2020 o estudante que participou do Enem de 2019, obteve nota na redação diferente de zero e não tenha sido “treineiro” (participante que concluirá o ensino médio após o ano letivo de 2019; não esteja cursando ou não concluiu o ensino médio) no exame. É necessário informar o número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada na Página do Participante.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. O período de inscrições vai de hoje até as 23h59 do domingo. O resultado da chamada regular está mantido, de acordo com o site do Sisu, para a próxima segunda-feira. Entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro, os candidatos não classificados na chamada regular poderão participar da lista de espera. De 7 de fevereiro a 30 de abril, haverá a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.

Diariamente, durante o período de inscrição, o sistema se encerra e abre na manhã seguinte mostrando a classificação dos candidatos aos cursos pretendidos. Com isso, o candidato consegue monitorar as notas de corte e ver se a sua nota é suficiente para ingressar naquela opção escolhida. Ele tem até o último dia da inscrição para mudar as escolhas. No entanto, antes de fazer as escolhas pela nota de corte, o estudante deve avaliar os cursos que realmente querem fazer e as universidades que realmente cursariam, levando em conta distância da instituição e se pode se mudar para outro estado para estudar. As notas de corte serão divulgadas diariamente, sempre a partir da 0h.

Para se inscrever, o participante deve acessar o site do Sisu. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência; a vagas reservadas de acordo com a lei 12.711, de 2012 (Lei de Cotas) ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

São considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado apenas em sua primeira opção.

Saiba como funciona o Sisu na UFPE:


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL