Vida Urbana
Balanço
Conselho Regional de Educação Física interditou 13 academias em cinco meses
Publicado: 16/01/2020 às 18:23

As ações de fiscalização do Conselho Regional de Educação são em parceria com o Procon./Crédito: Divulgação/CREF12/PE

O Conselho Regional de Educação Física da 12° Região Pernambuco - CREF12/PE em ação de fiscalização conjunta com o Procon interditou nos dias 9 e 10 e 13 e 14 deste mês, um total de oito academias nos municípios de Olinda e Recife. Os estabelecimentos irregulares se encontravam nos bairros de Águas Compridas, Sapucaia, Rio Doce, Ouro Preto, Jardim Fragoso, Córrego do Jenipapo e Boa Viagem. As academias funcionavam sem a orientação de um responsável técnico. No balanço dos últimos cinco meses, o conselho interditou um total de 13 academias, incluindo três em Caruaru, no Agreste do estado, além de mandar fechar em definitivo três unidades que estavam sem condições de funcionamento.
O trabalho de fiscalização é baseado na Lei Federal nº 9696/98 e 9695/98 que acrescenta incisos ao art. 1° da Lei 8.072/90, considerando infração gravíssima, manter em funcionamento equipamentos de saúde sem o responsável técnico. Na última terça-feira , duas academias na cidade de Olinda, nos bairros de Rio Doce e Ouro Preto foram interditadas. As ações preventivas foram para impedir que falsos profissionais de Educação Física atuassem nas unidades de forma clandestina e irregular em espaços que não possuem certificação oficial do Conselho para funcionamento.
Neste mês de janeiro, os estabelecimentos irregulares se encontravam nos bairros de Águas Compridas, Sapucaia, Rio Doce, Ouro Preto, Jardim Fragoso, Córrego do Jenipapo e Boa Viagem. Em sua maioria, os estabelecimentos interditados estavam em situação precária com maquinário antigo coberto por ferrugem, além de piso irregular, bancos rasgados e, em uma delas, a estrutura de sustentação do teto apresentava rachaduras. Inclusive em um dos estabelecimentos foi encontrado seringas para uso de esteroides anabolizantes. Os locais,segundo os fiscais não garantem qualidade e segurança no serviço prestado à população.
Em novembro do ano passado, a fiscalização chegou a Caruaru no agreste do estado e foram interditadas três academias no bairro São João da Escócia. A ação contou com a parceria do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. De acordo com a equipe de fiscalização, as academias autuadas foram a Panda Fittnes, Performance e Xtreme Fit. As academias Panda Fittnes e Performance estavam atuando de forma clandestina, já a Xtreme Fit estava com certificado de funcionamento vencido.
Nos três estabelecimentos não havia nenhum profissional de Educação Física devidamente habilitado para o exercício da profissão. “Conseguimos fazer o nosso trabalho de forma tranquila nos dois primeiros estabelecimentos, porém na terceira vistoria o esposo da proprietária nos abordou de forma arrogante dizendo que não iria permitir o fechamento da academia, e até ameaçou uma das nossas agentes, apresentando uma arma de fogo”, revelou o agente de fiscalização Marcelo Santos.
Últimas

Mais Lidas
