° / °

Vida Urbana
CAUSA

Compesa diz que laudo sobre queda de barreira em Dois Unidos será concluído até o dia 30

Publicado: 10/01/2020 às 16:01

/Foto: Mariana Fabrício/DP

/Foto: Mariana Fabrício/DP

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou nesta sexta-feira (10) que, conforme cronograma estabelecido pelas empresas contratadas para a realização dos estudos que irão subsidiar na identificação das causas do deslizamento de terras ocorrido no Córrego do Morcego, em Dois Unidos, Zona Norte do Recife, a previsão é de que o laudo seja finalizado até o dia 30.

"As análises desenvolvidas até o momento mostraram a necessidade de aprofundar alguns dos estudos em elaboração, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As etapas da ação envolvem vistoria técnica, estudo topográfico, levantamento georreferenciado, estudo de estabilidade de talude, além dos ensaios geotécnicos e geológicos", divulgou a Compesa, em nota.

LEIA MAIS:

Deslizamento de barreira por estouro de cano da Compesa é um problema que se repete ano a ano

No último dia 24 de dezembro, o deslizamento de uma barreira em Dois Unidos deixou sete mortos e três feridos. A principal suspeita é de que o rompimento de uma tubulação da Compesa no local causou a queda, já que não choveu no dia do desastre.

Deslizamentos de barreiras provocados por falhas, explosões ou quebra na tubulação de drenagem e/ou fornecimento de água têm sido recorrentes na última década. Casos foram registrados em 2009, 2016, 2017, 2018 e 2019, sendo este último a maior tragédia em número de mortes associada a deslizamento de barreira por estouramento de cano nesse período. Nos três últimos anos, todos os casos dessa natureza foram registrados no bairro de Dois Unidos.

Mais de Vida Urbana