Diario de Pernambuco
Busca

Prevenção

Codecipe treina, na próxima terça, Defesas Civis da RMR para o inverno

Publicado em: 24/01/2020 14:35 | Atualizado em: 24/01/2020 14:51

No inverno de 2019, 23 pessoas morreram por causa de deslizamentos de terra, como o ocorrido em Caetés I, Abreu e Lima. (Foto: Bruna Costa/Esp. DP.)
No inverno de 2019, 23 pessoas morreram por causa de deslizamentos de terra, como o ocorrido em Caetés I, Abreu e Lima. (Foto: Bruna Costa/Esp. DP.)
A Secretaria Executiva de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) realiza, na próxima terça-feira (28) a capacitação de representantes das 15 Defesas Civis da Região Metropolitana do Recife. A ideia é deixá-los preparados para ações de prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação diante de possíveis desastres naturais durante o próximo inverno. As aulas serão ministradas de terça a quinta (30), das 9h às 17h, na Escola Municipal Santo Cristo, localizada no centro de Ipojuca.

Em 2019, a Codecipe capacitou mais de 1.500 agentes de defesa civil. Este ano, as equipes receberão ensinamentos de elaboração de plano de contingência para deslizamentos com base na metodologia japonesa Gides, preenchimento de formulários do sistema de comando de incidentes, simulado de mesa em segurança de barragens, elaboração de projetos para obras de prevenção, ações de reestabelecimento e recuperação, solicitação de recursos federais e prestação de Contas.

Ainda, será realizada uma capacitação voltada para as crianças do município, através do Projeto Defesa Civil para Crianças. Cerca 50 crianças na Praça do Relógio, em Porto de Galinhas, aprenderão de forma lúdica a importância e cuidar do meio ambiente em que vivem e questões básicas de prevenção contra afogamentos. A ação acontece às 11h da terça (28).

Mortes em 2019

Entre junho e julho do ano passado, 23 pessoas morreram por culpa de deslizamentos de terra na Região Metropolitana do Recife. As mortes ocorreram em Camaragibe, Recife, Olinda, Paulista e Abreu e Lima. Ainda, as chuvas causaram alagamentos em toda a área.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL