Diario de Pernambuco
Busca

Carnaval 2020

Blocos de pau e corda fazem acerto de marcha no Pátio de São Pedro

Publicado em: 23/01/2020 21:11 | Atualizado em: 23/01/2020 21:42

Cinco blocos de pau e corda, além da Orquestra Evocações, desfilaram no Centro do Recife. (Foto: Bruna Costa/Esp.DP)
Cinco blocos de pau e corda, além da Orquestra Evocações, desfilaram no Centro do Recife. (Foto: Bruna Costa/Esp.DP)
O Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife, recebeu nesta quinta-feira (23) o primeiro acerto de marchas do carnaval 2020 da capital pernambucana. Ao todo, serão cinco encontros, até 14 de fevereiro, que vão levar ao esquente 33 blocos líricos da cidade. No acerto de marcha desta quinta (23), participou o Bloco Compositores e Foliões, Bloco Lírico Flores do Paulista, Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda, Bloco da Saudade, Bloco de Pau e Corda Flor da Lira do Recife, além da Orquestra Evocações. Dos que se apresentaram hoje, o Flor da Lira do Recife é o mais antigo, com 100 anos de tradição e história. 

“O carnaval do recife é muito diversificado e uma das expressões mais tradicionais são os blocos líricos, também chamados de blocos de pau e corda, justamente por ter uma orquestra de pau e corda tocando. E junto com o coral e o flabelo é o que representam os blocos líricos. Todas as músicas são letradas e contam a história do carnaval, dos próprios blocos. É uma tradição importante para a cidade, que é passada de pai para filho. Aqui é um grande ensaio aberto”, disse o presidente da Fundação de Cultura do Recife, Diego Rocha. 
Até o carnaval, serão realizados mais quatro acertos de marcha. (Foto: Bruna Costa/Esp.DP)
Até o carnaval, serão realizados mais quatro acertos de marcha. (Foto: Bruna Costa/Esp.DP)

Outros blocos de pau e corda também se fizeram presentes para prestigiar a festa. Foi o caso do Bloco Lírico O Bonde. “Nós estamos para prestigiar esse encontro de flabelos. Nós comparecemos todos os anos, há 27 anos. Esse bloco surgiu numa brincadeira entre familiares e agora passando de pai para filho. Hoje o presidente é Cid Cavalcanti, filho do fundador”, contou a flabelista oficial do Bonde, Fabiana Gomes, 38 anos. O acerto de marchas entre os blocos líricos acontece há seis anos no Pátio de São Pedro. 

Na sexta-feira (24), desfilam seu lirismo no Pátio de São Pedro mais cinco blocos: Bloco Carnavalesco Esperança de Campo Grande, Bloco Lírico Flabelo Encantado, Bloco Seresteiro de Salgadinho, Bloco Lírico Damas e Valetes e Trupe Lírico Musical Um Bloco em Poesia. No dia 30, outro destaque da programação de acertos será o retorno do Batutas de São José, que retoma suas atividades nos festejos carnavalescos, depois de dois anos afastado dos ensaios, desfiles e concursos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL