Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Aprovados no SSA 3 da UPE devem fazer matrícula nos dias 30 e 31 deste mês

Publicado em: 15/01/2020 20:18 | Atualizado em: 15/01/2020 21:03

Três primeiras colocadas no sistema de cotas estudam juntas desde o sexto ano do ensino fundamental. (Foto: Amanda Tavares/Divulgação)
Três primeiras colocadas no sistema de cotas estudam juntas desde o sexto ano do ensino fundamental. (Foto: Amanda Tavares/Divulgação)
O curso de medicina dominou as primeiras colocações do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE). A lista com os aprovados da terceira fase do Seriado foi divulgado nesta quarta-feira (15), por volta das 11h, apenas pela internet. O tradicional listão que era afixado na Reitoria da UPE deixou de existir. Uma hora antes da liberação do listão completo, os primeiros colocados do processo de ingresso da universidade estadual receberam ligações da UPE informando sobre as posições de destaque na seleção. As provas do SSA 3 da UPE aconteceram nos dias 17 e 18 de novembro e teve 12.828 inscritos.


Na lista, estavam os nomes dos 1.740 candidatos que concorreram pela terceira fase do SSA 3. Ao todo, a UPE oferece para 2020 3.480 vagas distribuídas nos 54 cursos de graduação oferecidos nos campi Recife, Camaragibe, Mata Norte, Mata Sul, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina. A outra metade será ocupada por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados individuais do Enem serão divulgados nesta sexta (17), e as inscrições no Sisu acontecem entre os dias 21 e 24 deste mês.


A relação dos candidatos remanejáveis – aprovados e não classificados – está com a divulgação mantida para o dia 22. Já o desempenho individual dos estudantes que se inscreveram no SSA 1 e no SSA 2 será divulgado até o dia 18 de março. Os feras classificados devem realizar suas matrículas entre os dias 30 e 31 deste mês, pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h às 16h. Os que não fizerem as matrículas nesses dias serão automaticamente desclassificados. O primeiro remanejamento será publicado no dia 14 de fevereiro, às 17h.

Os primeiros lugares da ampla concorrência e do sistema de cotas foram do mesmo curso: medicina do campus Santo Amaro. O estudante Pedro Jatobá Arteiro, 17, do Colégio Santa Maria, conquistou o primeiro lugar geral, com nota 88,53. Em segundo lugar, ficou Pedro César Borba, do Colégio Cognitivo, com nota 87,70. Na terceira posição geral ficou o estudante Caio Cesar Lucena da Rocha, do Colégio 17 de Agosto, também com nota final de 87,70. “Tive um ano letivo de muito estudo, mas também de equilíbrio. Procurei estudar o conteúdo dado em sala de aula pelos professores o mais rápido possível para não acumular assuntos, mas também tive tempo para lazer, descanso e para me exercitar”, disse o primeiro lugar geral do SSA 3.


Entre os cotistas, o primeiro lugar do SSA 3 ficou Ana Carolina do Carmo Santos, 17 anos, com a nota 83,30. Na segunda posição, ficou a aluna Manuela Silvestre de Medeiros, com nota 78,43. Bruna Alves de Arruda Ferreira conquistou o terceiro lugar entre os cotistas, com nota final 78,10. As três estudam juntas desde o sexto ano do ensino fundamental na Escola de Aplicação do Recife, ligada à UPE. “Fiquei muito feliz quando corrigi as provas (quando o gabarito foi divulgado), mas não sabia se ia passar. Estar nessa posição de destaque, então, eu nem imaginava. A ligação foi atendida pelo meu pai, que ficou muito feliz. A família toda veio para a minha casa e festejou. Foi uma vitória coletiva”, afirmou Ana Carolina.

Cronograma do fera:


17 de janeiro – Divulgação do resultado do Enem

21 a 24 de janeiro – Período de inscrições no Sisu

22 de janeiro – Divulgação da relação dos candidatos remanejáveis do SSA 3 da UPE

28 de janeiro – Resultado da chamada regular do Sisu

29 de janeiro a 4 de fevereiro – Prazo para participar da Lista de Espera do Sisu

30 e 31 de janeiro – Datas das matrículas para os aprovados no SSA 3 da UPE

7 de fevereiro a 30 de abril – Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições

14 de fevereiro – Publicação do primeiro remanejamento do SSA 3 da UPE

18 de março – Divulgação do desempenho individual dos estudantes do SSA 1 e SSA 2 da UPE

Março (datas a confirmar) - Resultados individuais dos "treineiros" do Enem e divulgação da vista pedagógica da redação

 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL