° / °

Vida Urbana
prevenção

Após mortes de saguis, condomínio em Aldeia recebe vacinação contra febre amarela

Publicado: 11/01/2020 às 12:48

/Foto: Michelly Nunes/Prefeitura de Camaragibe

/Foto: Michelly Nunes/Prefeitura de Camaragibe


Os moradores e funcionários do Condomínio Clube Campo Alvorada, no 13,5 km da Estrada de Aldeia, em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, começaram a receber a vacina de prevenção contra a febre amarela na manhã deste sábado (11). A ação segue até às 17h. A medida foi tomada após 14 saguis terem sido encontrados mortos dentro do condomínio na última semana e a doença é uma das suspeitas das mortes dos macacos. A causa, entretanto, ainda não foi identificada. A partir de segunda-feira (13), a vacinação estará disponível para todos os moradores de Aldeia em três postos de atendimento do bairro. Os demais moradores de Camaragibe devem aguardar até o dia 1º de março para receber a prevenção contra o vírus.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES), a imunização já estava programada pelo Ministério da Saúde para os municípios do Nordeste, mas foi antecipada para evitar uma possível introdução do vírus em Pernambuco. A ação teve início às 9h deste sábado e deve contemplar cerca de 500 moradores e funcionários. "Nós trouxemos 2 mil doses, mas estamos avaliando a situação vacinal de cada um, se já foram vacinados anteriormente e se têm indicação para receber o medicamento", explica Catarina de Melo, superintendente de imunização da SES, que integra a equipe que está acompanhando a vacinação. "Não há motivo para desespero para realizar a vacinação porque ainda não há circulação do vírus da febre amarela no estado", tranquiliza.


Os moradores e funcionários também foram orientados, atráves de palestras, sobre a importância da vacina de prevenção, os riscos do contato com a doença e a situação da febre amarela no país. “Orientamos os moradores e funcionários para que eles saibam como proceder e notificar caso encontrem mais animais mortos. Pedimos também que não ofereçam alimentação e nem tão pouco maltratem os animais", explica Claudenice Pontes, gerente de vigilância das arboviroses da Secretária Estadual de Saúde. De acordo com a diretora de atenção primária do município de Camaragibe, Ana Perez, a orientação irá se estender a outras residências situadas em áreas próximas de matas, onde o mosquito transmissor pode ser encontrado.


“Eu fiquei sabendo dos riscos do contato com a doença através do comentário no condomínio. Eu tou tranquila, mas dá medo de acontecer alguma coisa, né? É preocupante. O pessoal ficou tenso no início, uns ficaram com mais medo que outros, mas com a palestra todos foram se informando e se tranquilizando”, afirmou Ana Célia, 41 anos, funcionária do condomínio, que acabava de deixar o local após tomar a vacina. Ela está de folga hoje, mas veio até o local de trabalho para realizar a prevenção. Durante toda a manhã, o fluxo de carros era intenso na entrada do Clube Campo Alvorada. Muitos moradores e veranistas entravam e saíam do local, mas evitavam qualquer contato com a imprensa.

Com a morte dos saguis, os moradores dos condomínios próximos ao Alvorada que dividem o mesmo trecho de mata também têm buscado medidas de prevenção. "Não estamos com medo de contrair o vírus porque ainda não temos a confirmação da contaminação com o vírus, até o momento é só especulação, mas estamos tomando as medidas de prevenção cabíveis para proteger os moradores e funcionários e o entorno. Queremos fazer um cinturão de fortaleza. Nós estamos tomando todas as providências junto à Secretaria de Saúde do Estado e a Prefeitura de Camaragibe", pontua Kildaire Soares Vieira, síndico do condomínio residencial Torquato Castro I, que fica há 700m do Alvorada.

Nesta segunda-feira (13), Kildaire se reunirá com os demais síndicos dos condomínios de Aldeia que têm fragmentos de matas com maior concentração de saguis. Também participarão do encontros os representantes das secretarias de saúde do estado e de Camaragibe.
Mais de Vida Urbana