Vida Urbana

Encerramento das atividades pegou alunos de surpresa./Foto: Diogo Cavalcante/DP.

A faculdade Ibratec, também conhecida como Unibratec, fechou as portas nessa quinta-feira (19). Em comunicado divulgado nas redes sociais, a instituição educacional explica que “não foi possível passar por esta crise que assola o país”. A faculdade funcionava no bairro de Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, e tinha completado 25 anos de operação recentemente.
A reportagem foi até a sede da faculdade. Na entrada, já estava colado o comunicado. O segurança, na entrada, informava que o expediente o dia já tinha sido encerrado. Na calçada, a estudante Tânia Oliveira, de 22 anos, buscava por respostas. “A única coisa que fizeram foi essa publicação em rede social. Parte da minha turma só soube do assunto por professores, que receberam o comunicado e repassaram”, reclama.
Estudante de engenharia de produção, Tânia teme pelo futuro. “Eu já encerrei o 10º período. Só estava pendente o TCC e uma cadeira. Mesmo que eu vá para outra faculdade, vou ter que esperar bem uns dois anos para me formar, porque a grade curricular é diferente em cada uma delas. Agora é aguardar, né?”, lamenta.
O curso de Tânia é uma das nove graduações oferecidas pela instituição, segundo o site oficial. O quadro era composto por 13 pós-graduações e três cursos técnicos, nas áreas de administração e tecnologia. A capacidade estimada era de 3 mil estudantes e o corpo docente integrado por 56 professores - dentre mestres, doutores e especialistas.
Segundo relatos de outros alunos, a última aula foi dada na última segunda-feira (16) e em momento algum se sentia problemas no dia-a-dia da instituição. Ainda na quinta (19), alguns profissionais começaram a ser desligados.

Comunicado
Na nota divulgada em suas redes sociais, a Unibratec sustenta que nenhum aluno será prejudicado. “No momento, nosso trabalho é para para auxiliar na transferência de todos, reforçando assim a nossa prioridade e respeito que sempre dispensamos aos mesmos”. Documentações, certificados e diplomas serão entregues a partir de 15 de janeiro de 2020. Para receber, o aluno deve enviar mensagem para o endereço [email protected].
O título deve conter os termos “Solicitação de documentação %2b nome do documento”. O aluno deve colocar na mensagem seu nome completo, matrícula, CPF, curso e especificar qual o documento desejado. “Para garantir um bom atendimento, as retiradas serão realizadas de forma agendada a partir de 15 de janeiro de 2020. Prevendo desde já um grande volume de solicitações, informamos que o prazo para atendimento dos pedidos será de 15 dias úteis a contar da data de envio do e-mail”, prossegue a nota da Unibratec.
Quem realizou matrícula para o semestre 2020.1 será reembolsado. “O setor financeiro irá entrar em contato via telefone, a partir do próximo dia 23. Os alunos da pós-graduação também não sofrerão nenhum tipo de prejuízo”, conclui a nota da instituição.
O presidente do LIDE Educação, que reúne lideranças empresariais do setor, Júlio Borba, lamentou o fim da faculdade. “O mercado educacional é um negócio que movimenta bilhões. Pena que alguns gestores ainda não se alertaram a isto e dirigem as instituições de forma amadora, sem processos, sem planejamento estratégico”, comentou.
O Diario procurou a diretora-geral da Unibratec, Silvana Toscano, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Últimas

Mais Lidas
