A primeira liberação dos mosquitos estéreis no Recife será realizada nesta sexta-feira (20), quando seerá lançado o Plano de Enfrentamento às Arboviroses 2020. Os mosquitos serão liberados por terra e por drone, para reduzir a reprodução do inseto aedes aegypti e, com isso, controlar a população do mosquito transmissor das arboviroses.
Reconhecida por sua eficiência na erradicação e controle de diversos insetos e pragas ao redor do mundo, a Técnica do Inseto Estéril (TIE) é pioneira no Brasil para controle do Aedes Aegypti. Cerca de 350 mil mosquitos inférteis serão liberados no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, nesta primeira etapa da soltura, para depois serem soltos na Mangabeira, na Zona Norte do Recife.
Essas áreas foram escolhidas, segundo a Secretaria de Saúde do Recife, por critérios ambientais, epidemiológicos e entomológicos (estudo dos insetos). Nesses locais, foram instaladas Estações Disseminadoras (armadilhas para que o próprio Aedes espalhe larvicida), para reduzir a população de mosquitos antes de usar a técnica da esterilização. Em Brasília Teimosa, a redução foi de 25% de Aedes aegypti e 80% de muriçoca (Cúlex Quinquefasciatus).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.