Vida Urbana
Educação
Escola elimina uso de copos descartáveis após sugestão de alunos
Publicado: 17/12/2019 às 14:51

Foto: Colégio Saber Viver/Divulgação./

Uma escola da Zona Norte do Recife eliminou de vez o uso de copos descartáveis nas dependências de duas unidades. A ideia partiu dos próprios estudantes, por meio de uma campanha interna. Alunos do quarto ano - antiga terceira série - deram a sugestão para a substituição dos copos de plástico por copos de papel. Os estudantes, da faixa etária entre 9 e 10 anos, foram estimulados a adotarem uma garrafa pessoal a partir da campanha interna Adote uma garrafa. Após a atividade de conscientização, eles mesmos fizeram a proposta de eliminar todos os recipientes de plástico.
Copos de papel, com capacidade para 80 ml, estão sendo utilizados no Colégio Saber Viver, no bairro do Espinheiro, há quatro meses. Os cerca de 2,5 mil copos de plástico usados anteriormente foram substituídos por cerca de 1 mil de papel. A mudança de cultura apresentou um impacto positivo na rotina dos estudantes, que compartilham em casa as ideias sobre conscientização ambiental com os pais.
O tempo de decomposição do papel na natureza é de 18 meses, enquanto o plástico demora entre 250 e 400 anos para se desgastar. Pesquisas apontam que se os plásticos forem jogados na água, podem durar para sempre. No Brasil, estima-se que são consumidos 720 milhões de copos descartáveis por dia, muitos deles em ambientes corporativos.
"A troca dos copos de plásticos pelo de papel superou as nossas expectativas. Nossa tentativa era que eles trouxessem a garrafinha. Fazíamos campanha, mostrávamos em cálculo o desperdício de copos, a quantidade de lixo que gerávamos e esperávamos que isso seria o suficiente para conscientizá-los. A questão não era a economia de copos em si, mas a atitude sustentável. Após as férias, eles mesmos sugeriram a adoção do copo de papel", disse a orientadora pedagógica Alena Nobre.
Últimas

Mais Lidas
