Diario de Pernambuco
Busca

UFPE

Equipe pernambucana conquista segundo lugar em competição de inteligência artificial na China

Publicado em: 17/12/2019 19:36 | Atualizado em: 17/12/2019 19:43

A competição contou com 270 inscrições de equipes de todo o mundo. (Foto: UFPE/Divulgação)
A competição contou com 270 inscrições de equipes de todo o mundo. (Foto: UFPE/Divulgação)

Uma equipe da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), formada por alunos do curso de engenharia eletrônica, conquistou a segunda colocação geral no InnovateFPGA. A final da competição aconteceu em Tianjin, na China, entre os dias 10 e 12 deste mês, durante a IEEE International Conference on Field-Programmable Technology (FPT) 2019.

O sistema desenvolvido pela UFPE, batizado de iOwlT, é um sistema de detecção e estimação da posição espacial de eventos através de ondas sonoras. Utilizando um conjunto de microfones distribuídos uniformemente no espaço, o iOwlT pode reconhecer sons comuns captados pelos seus microfones, medir a diferença de tempo entre eles e estimar a distância do evento sonoro até o sistema. O procedimento é inspirado na forma como as corujas ("owl" em inglês) conseguem identificar a exata posição das suas presas mesmo na escuridão total.

O sistema emprega inteligência artificial e modernas técnicas de processamento de sinais e foi implementado em hardware e software em dispositivos Field Programmable Gate Array (FPGA) pelos alunos Matheus Farias, Davi Moreno e Gabriel Firmo, do curso de engenharia eletrônica. O professor Daniel Gomes explicou que uma das possibilidades de aplicação para o sistema é na área de segurança pública, podendo ser utilizado em complemento aos sistemas de videomonitoramento já existentes. Como o iOwlT utiliza ondas sonoras para identificar a ocorrência e a posição, os eventos não precisam estar em linha de visada. Assim, tiros, batidas de carro e explosões podem ter a sua ocorrência e a sua posição identificadas mesmo que não haja contato visual.

Competição

Pela conquista no InnovateFPGA, a equipe da UFPE recebeu um prêmio de 3 mil dólares, troféu, medalhas de prata, certificados e um kit de desenvolvimento eletrônico da empresa Terasic. A competição contou com 270 inscrições de equipes de instituições de várias partes do mundo. Para a final, foram classificadas apenas 12 equipes, incluindo grupos da China, países da Europa, Japão, Índia, Rússia e Brasil (a equipe da UFPE e uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina). A primeira colocação ficou com a equipe da Universidade de Chongqing, da China.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL