Diario de Pernambuco
Busca

PRAIAS

Drones monitoram possível chegada de óleo no litoral pernambucano

Publicado em: 12/12/2019 07:33

A Defesa Civil recebeu dois drones e poderá estender o uso ao mapeamento de áreas de risco. (Foto: Peu Ricardo/DP.)
A Defesa Civil recebeu dois drones e poderá estender o uso ao mapeamento de áreas de risco. (Foto: Peu Ricardo/DP.)
O monitoramento de possíveis novas manchas de óleo e a prevenção de afogamentos e ataques de tubarão na costa pernambucana serão feitos com auxílio de drones a partir de 2020. A Coordenadoria de Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e 15 prefeituras de cidades atingidas pelo petróleo cru ou próximas à zona de contaminação receberam ontem aeronaves não tripuladas do governo do estado, a quem os equipamentos foram doados pela Diretoria de Responsabilidade Social do banco Itaú.

Além de atuar no acompanhamento do desastre ambiental, o drone também pode ser usado para facilitar o trabalho de prevenção nas praias, como o controle de áreas sujeitas a ataque de tubarão ou risco de afogamento. Com a chegada de mais uma aeronave, o Corpo de Bombeiros passa a contar com quatro equipamentos - três já haviam sido doados pelo Poder Judiciário.

"A doação está condicionada à utilização na fiscalização de praias, onde será utilizado prioritariamente pelo grupamento de bombeiros marítimos. Mas esse ano tiveram incêndios florestais no Sertão, então o equipamento poderia facilitar na identificação de focos, tornando mais rápida a atuação dos Bombeiros, por exemplo", pontua o comandante da corporação, Rogério Coutinho.

A Defesa Civil, que recebeu dois drones, poderá estender o uso ao mapeamento de áreas de risco em morros e encostas e casos de enchentes. "Vamos racionalizar o emprego desses drones porque existe uma demanda grande com relação à prevenção dos casos de deslizamento de massa e risco hidrológico, que são outros desastres que acontecem de forma mais corriqueira no nosso estado. Sendo a Defesa Civil um órgão de gestão de risco, na prática, aumentamos a capacidade de observação a partir da autonomia do drone, que alcança acima do nível da nossa visão e amplia muito uma imagem", comenta o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel André Ferraz.

O secretário-executivo de Defesa Civil, Coronel Lamartine Barbosa, destacou que o equipamento aumenta a segurança dos técnicos da Defesa Civil. “Os drones têm um importante papel no levantamento de informações geográficas, os georreferenciamentos. O uso tem evitado, inclusive, acidentes envolvendo operários desses órgãos, pois alcançam locais de difícil acesso”, disse.

O Corpo de Bombeiros passa a contar com quatro drones. (Foto: Peu Ricardo/DP.)
O Corpo de Bombeiros passa a contar com quatro drones. (Foto: Peu Ricardo/DP.)
Receberam um drone os municípios de Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Goiana e Igarassu (Região Metropolitana); Tamandaré, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Sirinhaém, São José da Coroa Grande (Litoral Sul); Itamaracá, Itapissuma (Litoral Norte); Barreiros e Rio Formoso (Mata Sul). Na esfera estadual, recebem um drone a Secretaria de Meio Ambiente, outro a CPRH e dois a Defesa Civil. Os drones foram doados pela Diretoria de Responsabilidade Social do Banco Itaú ao governo do estado.

Para que os órgãos possam utilizar as aeronaves não tripuladas é necessário um licenciamento emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A solicitação desse tipo de autorização ficará a cargo de cada município, que ainda deve escolher uma pessoa para pilotar de modo remoto os drones, após autorização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

“O equipamento vem para fortalecer as nossas políticas de prevenção. Vamos utilizá-lo no trabalho estratégico de monitoramento das áreas de risco e do litoral, a fim de evitar desastres naturais e até mesmo casos de afogamentos. Essa é uma importante contribuição do governo do estado que vai beneficiar e muito a população do nosso município”, afirmou Manoel Alencar, secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil de Paulista.  
 
Conheça o drone em números

34,5 cm de altura

49,5 cm de largura

1,05 kg de peso total

20 megapixels é a resolução da câmera

2 km é a altura máxima de voo

8 km é a distância máxima na qual é possível manter a transmissão de vídeo de 1080p  

31 minutos de autonomia em voo, com velocidade máxima de 72 km/h 

R$ 10 mil a R$ 16 mil é o preço do equipamento no mercado
TAGS: drone | praias | oleo |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL