Diario de Pernambuco
Busca

Premiação

Diario vence prêmio Nacional de Jornalismo SBR/Pfizer

Publicado em: 08/12/2019 09:42 | Atualizado em: 08/12/2019 09:48

 (Foto: Gabriel Melo / Esp. DP- LOCAL )
Foto: Gabriel Melo / Esp. DP- LOCAL

O Diario de Pernambuco é um dos vencedores da 4ª edição do Prêmio SBR/Pfizer de Jornalismo – Doenças Reumáticas. A repórter da editoria de Local, Alice de Souza, foi a ganhadora na categoria Mídia Impressa (jornal e revista), com a reportagem “Um sonho que supera obstáculos”. O material foi publicado no caderno Diario+Saúde, em setembro deste ano, e foi escolhido vencedor depois de avaliado por especialistas da área de saúde e de uma votação popular. A entrega do prêmio ocorrerá na próxima sexta-feira (13), em São Paulo.

A reportagem do Diario concorreu com trabalhos veiculados no Zero Hora, do Rio Grande do Sul, e o Correio Braziliense, de Brasília. A matéria aborda os obstáculos, desafios e conquistas de mulheres com doenças reumáticas que engravidam. Em três textos, a reportagem mostra que a gravidez para uma paciente com doenças reumáticas é um misto de sentimentos e, no passado, sequer era recomendada pelos médicos. A partir da história de Donata Fonseca, uma dona de casa de 27 anos diagnosticada com esclerose sistêmica, o Diario mostrou quais os passos indicados para quem deseja engravidar nessa circunstância e a importância do planejamento. Evidencia que os avanços das pesquisas e tecnologias na medicina favoreceram as mulheres com doenças reumáticas que desejam engravidar.

Os textos trazem dados de uma pesquisa realizada no ambulatório especializado do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que apontam que a maioria das pacientes ainda não planeja a gravidez. O estudo mostrou também que, das entrevistadas, 35,7% não usavam nenhum contraceptivo. Outras 35,7% usavam camisinha e 14,2% contracepção hormonal.

A 4ª edição do Prêmio SBR/Pfizer de Jornalismo – Doenças Reumáticas foi promovida pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e pela farmacêutica Pfizer. O prêmio tem o objetivo de valorizar jornalistas que se destacaram como multiplicadores de informação e de conhecimento sobre o universo das doenças reumáticas. “Foi uma surpresa e uma honra vencer o prêmio com uma reportagem que leva mais conhecimento e poder de decisão às mulheres, sobretudo as pacientes reumáticas, que já enfrentam inúmeros desafios no dia a dia”, disse Alice de Souza.

As doenças reumáticas afetam aproximadamente 15 milhões de brasileiros e podem se manifestar em pessoas de qualquer idade. Existem mais de 120 tipos de enfermidades, que podem prejudicar o sistema musculoesquelético por meio de inflamações ou de degenerações. De acordo com os organizadores do concurso, apesar da evolução dos tratamentos, a reumatologia ainda enfrenta desafios.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL