Diario de Pernambuco
Busca

Oftalmologia

Contra filas, Fundação Altino Ventura muda atendimento de emergência

Publicado em: 05/12/2019 19:40

Sede da Fundação Altino Ventura, na Boa Vista, dará prioridade a casos graves (Foto: Divulgação/Fundação Altino Ventura.)
Sede da Fundação Altino Ventura, na Boa Vista, dará prioridade a casos graves (Foto: Divulgação/Fundação Altino Ventura.)
A partir de janeiro de 2020, a prioridade dos atendimentos de emergência e urgência da Fundação Altino Ventura (FAV), na Boa Vista, área central do Recife, será para casos de média e grande complexidade. As ocorrências de baixa complexidade - como conjuntivite - deverão ser feitas preferencialmente em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Ibura, dos Torrões e de Paulista, que receberão emergências oftalmológicas até abril do próximo ano. 

Classificada de readequação do número de pacientes, a medida visa reduzir com a superlotação e a demora no atendimento. Os serviços eletivos, como cirurgias e consultas regulares, não sofrem mudança. Hoje, a instituição realiza cerca de 450 atendimentos diários, dos três tipos de complexidade. “Às vezes, um paciente com conjuntivite (baixa complexidade) espera 12 horas por um atendimento”, exemplifica o diretor da FAV, Vasco Bravo Filho. 

Ele pondera que não se trata de uma redução. “Não vamos deixar de atender um caso de baixa complexidade, mas temos focar nos casos de média e alta complexidade, que precisamos atender da forma mais rápida possível por ter mais risco de perda de visão”, detalha. 

Essa readequação é fruto de um entendimento da Fundação Altino Ventura com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES). “A gente começou a ter dificuldades no atendimento dos casos graves, por causa da alta demanda. E junto com esses órgãos, foi estabelecido um cronograma para resolver a situação”, pontua.

A primeira UPA a receber a emergência/urgência oftalmológica é a do Ibura, ainda neste mês de dezembro. Em fevereiro, será a de Paulista. E em abril, a dos Torrões. Cada uma terá capacidade de 100 atendimentos por dia. Em nota, a SES explica que a novidade faz parte de “um plano de ação para ampliar e descentralizar a assistência oftalmológica no estado”. 

Com as alterações, a Fundação Altino Ventura espera passar a realizar 150 atendimentos gerais por dia na emergência/urgência. Acima disso, só casos graves. “Isso ajudará bastante a reduzir a superlotação. Será melhor para os usuários, de uma forma geral”, opina a promotora Maria Ivana Botelho Vieira, da promotoria de Saúde do Recife/MPPE.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL