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Confira o gabarito e os comentários do primeiro dia de provas do SSA 1 da UPE
Publicado: 02/12/2019 às 14:07

O desempenho individual dos estudantes será divulgado até o dia 18 de março de 2020./Foto: Tarciso Augusto/Esp.DP.

No primeiro dia de provas da primeira etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA 1), da Universidade de Pernambuco (UPE), os candidatos responderam questões das disciplinas de língua portuguesa, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia. Nesta segunda (2), é dia de provas de biologia, química, história, geografia e sociologia.
Dos 28.955 candidatos inscritos no SSA 1, 2.318 faltaram aos testes desse domingo (1º), primeiro dia de avaliações. O número equivale a 8,01% do total. No mesmo dia, a UPE divulgou o caderno de provas e o gabarito preliminar.
O desempenho individual dos estudantes nas duas fases do seriado (SSA 1 e SSA 2) será divulgado até o dia 15 de março de 2020, apenas no sistema de inscrição.
Etapas
O Sistema Seriado de Avaliação é composto por três fases. No primeiro ano do ensino médio, os estudantes participam do SSA 1. O SSA 2 e SSA 3 são voltados para alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio, respectivamente .Para conseguir uma boa nota ao final do processo, os estudantes precisam ter conquistado bons índices de rendimento nos três anos de provas.
A nota para concorrer a uma vaga da universidade pelo SSA só é obtida ao concluir todo o processo, ou seja, da realização das três etapas. Para o cálculo da nota final, os resultados do SSA 1 e do SSA 2 são multiplicados por três. Já a nota do SSA 3 é multiplicada por quatro. Os resultados dessas três contas são somadas e divididas por dez. O cômputo dessa operação é a nota final do candidato, com a qual ele concorre a uma vaga na UPE.
Confira os comentários de professores do Colégio Núcleo sobre o primeiro dia do SSA 1:
Matemática, por Rui Lima, Gabriel Soares, Graciliano Martins, Fernando Sánchez e Cláudio Thor
A prova de matemática do SSA1 apresentou boa distribuição de conteúdo contemplando boa parte do programa distribuindo-se da seguinte forma: duas questões de equações e problemas; uma questão de proporcionalidade; duas questões de funções; quatro questões de geometria e uma questão de estatística/leitura de gráfico.
Três questões apresentaram problemas de elaboração. São elas:
Questão 18: No enunciado deveria constar que os vértices são numerados consecutivamente de 1 a n e pedir o valor de n, pois dessa forma podemos numerar aleatoriamente.
Questão 19: O que foi apresentado nas figuras impossibilita a resolução com figuras que aparecem conectadas, mas que suas medidas não coincidem como propõe a questão gerando contradição e impossibilitando a resolução.
Questão 21: Usando a aproximação de raiz quadrada de 3, obtemos 27,75 que é aproximadamente 28 e não consta nas alternativas e o valor mais próximo entre as alternativas é 29. Uma falha que vai confundir o aluno.
Consideramos que a avaliação deveria ter uma qualidade melhor com questões mais claras e que permitiriam o aluno bem preparado se diferenciar dos demais.
Inglês, por Rodrigo Sitaro, Adriana Araújo e Oscar Agra
A prova de inglês do SSA 1 abordou principalmente questões de leitura e interpretação textual. Houve três textos. O primeiro foi sobre um protesto feito por mulheres do Japão contra o uso de sapatos de salto alto no trabalho. Esse texto foi explorado com três questões, duas interpretativas e uma questão de gramática funcional, cujo tópico foi verbos modais.
O segundo texto da prova trouxe um artigo jornalístico sobre a importância dos jovens adolescentes de optarem pelo trabalho, e não por esportes ou recreação, como forma de atividade extracurricular. A banca criou uma questão de interpretação e outra de gramática contextualizada.
A sexta e última questão da prova foi um texto sobre dublês de celebridades. O estudante tinha que preencher as lacunas do texto com preposições, pronomes, conjunções e verbos. A prova explorou a capacidade interpretativa do candidato, mas também mesclou tópicos de gramática contextualizada.
A prova de inglês do SSA 1 abordou principalmente questões de leitura e interpretação textual. Houve três textos. O primeiro foi sobre um protesto feito por mulheres do Japão contra o uso de sapatos de salto alto no trabalho. Esse texto foi explorado com três questões, duas interpretativas e uma questão de gramática funcional, cujo tópico foi verbos modais.
O segundo texto da prova trouxe um artigo jornalístico sobre a importância dos jovens adolescentes de optarem pelo trabalho, e não por esportes ou recreação, como forma de atividade extracurricular. A banca criou uma questão de interpretação e outra de gramática contextualizada.
A sexta e última questão da prova foi um texto sobre dublês de celebridades. O estudante tinha que preencher as lacunas do texto com preposições, pronomes, conjunções e verbos. A prova explorou a capacidade interpretativa do candidato, mas também mesclou tópicos de gramática contextualizada.
Espanhol, por Amanda Cunha e Saulo Barroso
A prova de língua espanhola, mais uma vez, contemplou a habilidade interpretativa, com textos contextualizados com as temáticas socialmente discutidas, o que contempla os alunos que vêm se preparando com muita leitura e debates na língua. Exigiu atenção e conhecimento de alguns conectivos gramaticais estudados ao longo do primeiro ano do ensino médio. A prova foi bastante coerente e bem elaborada.
Filosofia, por Serafim Gomes
A prova manteve o padrão dos últimos anos, com questões sobre antropologia filosófica (cultura humana); filosofia clássica (Sócrates); a filosofia e a existência/dimensão humana e conhecimento mítico. Prova bem elaborada, com questões objetivamente claras.
Física, por Luiz Neto Coimbra, Isaac Soares, Raphael Vieira, Airton Maciel e Wellington Jesus
A prova de física da primeira fase do vestibular seriado manteve o nível abordado na prova do ano de 2018. Uma prova boa de conteúdo e bem distribuída, acessível com a programação da primeira série do ensino médio. Destacamos positivamente a questão 23, que tratava de analise dimensional, cobrando do aluno o conhecimento das grandezas físicas.
Na questão 30, sobre energia, não houve uma comunicação entre o texto e a figura sobre o valor da constante elástica da mola, informando valores diferentes. A avaliação, de maneira geral, foi muito acessível com questões quantitativas, qualitativas e bem definidas. Parabéns à banca por mais um ano de uma excelente prova.
Língua portuguesa, por Rita Kramer, Kelly Pimentel, Veridiana Rocha e Claudia Zoraya
A prova de língua portuguesa do SSA 1 da UPE veio este ano exigindo do aluno mais dedicação à leitura e à interpretação de textos verbais e multimodais. Outra novidade foi ver a ruptura de padrão na sequência que já conhecíamos da avaliação, pois houve textos sendo explorados para análise literária e linguística ao mesmo tempo.
No geral, a banca cumpriu com as solicitações de seu edital quanto aos recursos lexicais e gramaticais de coesão e de construção do texto. Questões clássicas como valor semântico das conjunções, emprego dos pronomes e dos tempos e modos verbais, bem como tópicos de ortografia e de concordância verbal também foram contempladas.
Questões de literatura, por Jailton Nóbrega
Questões de gramática, por Rita Kramer
No que concerne às questões que envolvem leitura de texto e análise linguístico-gramatical, como em anos anteriores, a prova do SSA1 – 2019 começa acertando na escolha do Texto 1, que, por meio do gênero argumentativo artigo de opinião, discute de maneira complexa, longa e aprofundada, os desafios da juventude e da cidadania na contemporaneidade. São abordadas, em torno dele, interpretação textual e a reflexão sobre variedade linguística na relação com uso de gêneros orais e escritos.
Desse modo, na área da morfologia, a seleção lexical foi contemplada considerando-se sua relação com a construção textual, o que demonstra uma sintonia com os documentos mais recentes de orientações curriculares e sobretudo com as práticas sociodiscursivas de ensino-aprendizagem adotadas pelo Colégio Núcleo.
Foram abordados, outrossim, nessa mesma perspectiva, o uso das formas verbais e as relações lógico-semânticas entre orações no período. No eixo normativo, como esperado, a concordância verbal com sujeito posposto e o uso do hífen em prefixos são os destaques da prova. Sendo assim, para o estudante Núcleo, as questões de análise linguística não apresentaram surpresas e, além disso, demonstram a fidelidade do certame ao seu edital.
Física, por Luiz Neto Coimbra, Isaac Soares, Raphael Vieira, Airton Maciel e Wellington Jesus
A prova de física da primeira fase do vestibular seriado manteve o nível abordado na prova do ano de 2018. Uma prova boa de conteúdo e bem distribuída, acessível com a programação da primeira série do ensino médio. Destacamos positivamente a questão 23, que tratava de analise dimensional, cobrando do aluno o conhecimento das grandezas físicas.
Na questão 30, sobre energia, não houve uma comunicação entre o texto e a figura sobre o valor da constante elástica da mola, informando valores diferentes. A avaliação, de maneira geral, foi muito acessível com questões quantitativas, qualitativas e bem definidas. Parabéns à banca por mais um ano de uma excelente prova.
Língua portuguesa, por Rita Kramer, Kelly Pimentel, Veridiana Rocha e Claudia Zoraya
A prova de língua portuguesa do SSA 1 da UPE veio este ano exigindo do aluno mais dedicação à leitura e à interpretação de textos verbais e multimodais. Outra novidade foi ver a ruptura de padrão na sequência que já conhecíamos da avaliação, pois houve textos sendo explorados para análise literária e linguística ao mesmo tempo.
No geral, a banca cumpriu com as solicitações de seu edital quanto aos recursos lexicais e gramaticais de coesão e de construção do texto. Questões clássicas como valor semântico das conjunções, emprego dos pronomes e dos tempos e modos verbais, bem como tópicos de ortografia e de concordância verbal também foram contempladas.
Questões de literatura, por Jailton Nóbrega
No que se refere aos aspectos literários e artísticos da prova de Língua Portuguesa do exame SSA1, percebemos que conteúdos como linguagem figurada, funções da linguagem e intertextualidade – contemplados tradicionalmente – se mantiveram presentes. Essa recorrência imprimiu à avaliação uma identidade comum em relação aos anos anteriores ao seguir uma mesma linha de abordagem.
No entanto, podemos observar algumas novidades, como uma profícua e gradual mudança de tom na avaliação no que concerne à integração entre língua e literatura. Diferentemente dos anos anteriores, em que o conteúdo de Literatura ficava claramente restrito às quatro últimas questões da prova de Português, verificamos uma presença constante de textos literários ao longo da prova, tomados como objeto tanto de interpretação textual (questão 09) quanto de análise linguístico-gramatical com foco nos efeitos de sentido (questões 07, 08 e 10). Essa articulação indicia um movimento de renovação que implica desvincular o ensino da Literatura da questão estrita da história literária – tendência já consolidada no Enem, inclusive.
Ademais, na esteira dessas conexões, constatamos também um acréscimo considerável de obras do universo das artes plásticas na prova (questões 06, 07, 08, 11 e 12). Desse modo, fica explícito, a cada ano, que é preciso trabalhar, em sala de aula, a literatura em interface com as outras expressões artísticas. Ainda, essas múltiplas linguagens incluíram também relações intertextuais com gêneros de caráter multimodal bastante atuais, como o HQ (questão 06), o anúncio publicitário (questões 06 e 07) e o meme (questão 11).
No entanto, podemos observar algumas novidades, como uma profícua e gradual mudança de tom na avaliação no que concerne à integração entre língua e literatura. Diferentemente dos anos anteriores, em que o conteúdo de Literatura ficava claramente restrito às quatro últimas questões da prova de Português, verificamos uma presença constante de textos literários ao longo da prova, tomados como objeto tanto de interpretação textual (questão 09) quanto de análise linguístico-gramatical com foco nos efeitos de sentido (questões 07, 08 e 10). Essa articulação indicia um movimento de renovação que implica desvincular o ensino da Literatura da questão estrita da história literária – tendência já consolidada no Enem, inclusive.
Ademais, na esteira dessas conexões, constatamos também um acréscimo considerável de obras do universo das artes plásticas na prova (questões 06, 07, 08, 11 e 12). Desse modo, fica explícito, a cada ano, que é preciso trabalhar, em sala de aula, a literatura em interface com as outras expressões artísticas. Ainda, essas múltiplas linguagens incluíram também relações intertextuais com gêneros de caráter multimodal bastante atuais, como o HQ (questão 06), o anúncio publicitário (questões 06 e 07) e o meme (questão 11).
Questões de gramática, por Rita Kramer
No que concerne às questões que envolvem leitura de texto e análise linguístico-gramatical, como em anos anteriores, a prova do SSA1 – 2019 começa acertando na escolha do Texto 1, que, por meio do gênero argumentativo artigo de opinião, discute de maneira complexa, longa e aprofundada, os desafios da juventude e da cidadania na contemporaneidade. São abordadas, em torno dele, interpretação textual e a reflexão sobre variedade linguística na relação com uso de gêneros orais e escritos.
Desse modo, na área da morfologia, a seleção lexical foi contemplada considerando-se sua relação com a construção textual, o que demonstra uma sintonia com os documentos mais recentes de orientações curriculares e sobretudo com as práticas sociodiscursivas de ensino-aprendizagem adotadas pelo Colégio Núcleo.
Foram abordados, outrossim, nessa mesma perspectiva, o uso das formas verbais e as relações lógico-semânticas entre orações no período. No eixo normativo, como esperado, a concordância verbal com sujeito posposto e o uso do hífen em prefixos são os destaques da prova. Sendo assim, para o estudante Núcleo, as questões de análise linguística não apresentaram surpresas e, além disso, demonstram a fidelidade do certame ao seu edital.
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