Diario de Pernambuco
Busca

Sociologia

Boaventura de Sousa Santos realiza conferência e aula pública em Pernambuco

Publicado em: 11/12/2019 16:22 | Atualizado em: 11/12/2019 18:43

 (Foto: Vinicius Cardoso/Esp.CB.
)
Foto: Vinicius Cardoso/Esp.CB.

O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos participa de uma série de atividades na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) esta semana. Nesta quarta-feira (11), das 17h45 às 19h, ele realiza a conferência “Reinventar a democracia a partir dos conhecimentos nascidos nas lutas sociais”, no Seminário Internacional Superar Violências, Construir Alternativas, Escrever um Novo Mundo, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru.

Na sexta-feira (13) pela manhã, às 10h, o sociólogo profere a aula pública “As Epistemologias do Sul e a Defesa da Universidade Pública”, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE. No mesmo dia, às 15h, Boaventura de Sousa Santos vai receber o título de Doutor Honoris Causa da UFPE e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), numa cerimônia conjunta, no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife. 

Um dos sociólogos de maior prestígio internacional, Boaventura se dedica a escrever nas áreas de sociologia do direito, sociologia política, epistemologia, estudos pós-coloniais e sobre os temas dos movimentos sociais, globalização, democracia participativa, reforma do Estado e direitos humanos. Tem trabalhos de campo realizados em Portugal, Brasil, Colômbia, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Bolívia e Equador.

É doutor em sociologia do direito pela Universidade de Yale (1973), professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e distinguished legal scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Foi também global legal scholar da Universidade de Warwick e professor visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL