Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Provas do segundo dia do SSA3 abordam ditadura militar e movimentos sociais

Publicado em: 18/11/2019 12:34 | Atualizado em: 18/11/2019 13:38

 (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP.)
Foto: Leandro de Santana/Esp.DP.

O segundo dia de provas da terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA3), da Universidade de Pernambuco (UPE), teve questões que abordaram temas como ditadura militar e movimentos sociais. Nesta segunda-feira (18), os candidatos tiveram que responder 58 questões de biologia, química, física, história, geografia e sociologia. O gabarito do segundo dia de provas deve ser divulgado pela comissão do vestibular por volta das 14h.

A estudante Lara Oliveira, 16 anos, gostou das provas desta segunda. "As questões foram muito interessantes e abordaram temas que não apareceram no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio, que aconteceu nos dias 3 e 10 deste mês). A prova de sociologia trouxe movimentos sociais e protestos como temas", disse a candidata a uma vaga no curso de letras da UPE, oferecido no campus de Nazaré da Mata, na Mata Norte do estado. 

Para João Pedro Fernandes, 17, que deseja cursar engenharia mecânica, a prova de química foi a mais difícil do segundo dia. "As questões estavam bem contextualizadas e cobrou interpretação, principalmente nas provas de sociologia e história, que abordou a ditadura militar. A mais puxada foi a prova de química", observou. Muitos candidatos que participaram da avaliação na Escola Superior de Educação Física (Esef), em Santo Amaro, comentaram que a prova de física também estava com um nível mais alto.

Nesse domingo (17), primeiro dia de provas, nenhum candidato chegou atrasado aos 23 locais de prova nem houve eliminação por porte de celular. A abstenção foi de 9,40%, mais baixa do que a do ano passado, quando 9,54% dos candidatos faltaram ao exame. Os valores estão dentro da média do exame.

O maior percentual de abstenção foi registrado em Caruaru, Agreste do estado, onde 17,77% dos candidatos não foram realizar as provas nos três locais onde havia aplicação de exames. Palmares, na Mata Sul, foi o segundo lugar com mais faltosos, com 11,8% de abstenção. Serra Talhada, no Sertão, completa a lista dos locais que registraram maior abstenção, com 11% de estudantes que não fizeram as provas. O polo que mais recebeu estudantes foi o campus de Petrolina da UPE, onde 1.259 estavam inscritos e 138 faltaram.

No primeiro dia, os candidatos fizeram as provas de redação, língua portuguesa, matemática, língua estrangeira e filosofia. As questões de matemática foram bastante elogiadas pelos estudantes. Com o tema “Protagonismo do jovem na construção de uma sociedade mais justa”, a redação desta edição do SSA3 agradou os estudantes. A prova trouxe como texto de apoio a letra da música de Terra de Gigantes, composta por Humberto Gessinger e famosa por interpretação da banda Engenheiros do Hawaii. Além disso, também havia uma imagem de suporte, com o trecho da canção “a juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes”, acima de uma bateria.

Estão sendo oferecidas 1.740 vagas no SSA, em 54 cursos de graduação. Em cada curso, serão reservados 20% das oportunidades de ingresso para estudantes cotistas. O curso de medicina em Serra Talhada, no Sertão, é o mais concorrido do SSA 3 no sistema universal, com 34,38 candidatos por vaga. No sistema de cotas, o mais disputado é o de fisioterapia em Petrolina, com 34 feras por vaga. O listão com os classificados será divulgado até o dia 17 de janeiro de 2020. Na ocasião também será lançado o edital de matrícula. A lista dos aprovados (remanejáveis) e a composição das notas será divulgada até o dia 22 de janeiro de 2020.

Cronograma do fera SSA:

19 de novembro – Prazo para recurso contra os gabaritos das provas 
Até 17 de janeiro de 2020 – Divulgação da relação de candidatos classificados
Até 17 de janeiro de 2020 – Publicação do edital de matrícula
Até 22 de janeiro de 2020 – Divulgação da relação de candidatos aprovados (remanejáveis)
Até 22 de janeiro de 2020 – Detalhamento da composição das notas das provas
Até 28 de janeiro de 2020 – Divulgação dos classificados e matriculados por entrada
A partir 17 de março de 2020 – Acesso ao espelho da redação corrigida, para fins pedagógicos 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL