Diario de Pernambuco
Busca

Causas

Polícia investiga incêndio em depósito de carros da SDS em Santo Amaro

Publicado em: 13/11/2019 20:57 | Atualizado em: 13/11/2019 21:16

Foto: Julliana Brito/ Esp DP.
A Polícia Civil instaurou inquérito, por meio da Central de Plantões da Capital (Ceplanc), para apurar o incêndio ocorrido nessa terça-feira (12), no terreno onde está instalado o Centro de Reaparelhamento da Secretaria de Defesa Social (SDS), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Durante esta quarta-feira (13), o delegado que iniciou as investigações, Albérico Pires Ferreira, fez a ouvida de dois guardas patrimoniais, solicitou as imagens das câmeras instaladas nas redondezas e requisitou a perícia realizada pelo Instituto de Criminalística (IC) no local do incêndio. Nesta quinta-feira (14), o delegado Derivaldo Lira Falcão, da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (Depatri), dará continuidade às investigações. 

Ainda durante esta quarta, a Polícia Científica realizou a perícia para indicar as causas do incêndio que atingiu o galpão localizado na rua Treze de Maio. O fogo atingiu ao menos 150 carros apreendidos pela Delegacia de Roubos e Furtos que estavam no depósito. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 21h e só foi controlado às 2h da madrugada. No entanto, hoje de manhã uma viatura realizava o rescaldo para evitar que o fogo reacendesse, pois havia ainda focos de fumaça. Um laudo deve ser divulgado em pelo menos 10 dias. 

Terreno

O imóvel atingido pelo incêndio tem 15 mil metros quadrados e foi doado pelo Estado de Pernambuco ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) no ano de 2016. Na localidade será construída a sede do órgão. Atualmente, o terreno serve de depósito para os veículos apreendidos pela polícia. Antes disso, lá funcionava a extinta Companhia de Transporte Urbano Recife (URB).

O espaço tem potencial para 28 mil metros de área construída. O projeto do MPPE prevê a construção de um prédio de 14 andares, com 29,5 mil metros quadrados, além de um anexo com 3,8 mil metros quadrados e um edifício garagem, com 771 vagas para automóveis, 53 para motos e 76 para bicicletas. As plantas foram entregues à Prefeitura do Recife em novembro de 2017. Agora, o projeto está em fase de licitação.

O MPPE tem o prazo legal de quatro anos, contados a partir da assinatura do termo de doação, para iniciar as obras de construção da sede. As obras serão financiadas com a interveniência do Estado. De acordo com a Lei Nº 15.908/2016, a contrapartida, do MPPE será a doação do Edifício Roberto Lyra, onde fica a sede da Procuradoria Geral de Justiça, na rua do Imperador Pedro II, Santo Antônio ao poder Executivo.

Além disso, depois da transferência para a nova sede, o MPPE ainda vai devolver os edifícios anexos I e II, ao lado da atual sede, também na rua do Imperador Pedro II; e os pavimentos ocupados no Edifício Ipsep, na rua do Sol. Outros 17 imóveis estaduais cedidos ao MPPE em cidades da Região Metropolitana do Recife e do interior do Estado serão devolvidos imediatamente, conforme previsto no projeto de lei nº 893/2016.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL