Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Território Pesqueiro

Pescadores participam de audiência no Congresso Nacional sobre óleo nas praias

Publicado em: 21/11/2019 15:58 | Atualizado em: 21/11/2019 16:18

 (Foto: Peu Ricardo/DP.)
Foto: Peu Ricardo/DP.

Cerca de 300 pescadores artesanais participaram de uma audiência pública na Comissão de Legislação Participativa (CLP) do Congresso Nacional, na manhã desta quinta-feira (21), para debater sobre a situação do óleo nas praias. O evento marcou o Grito da Pesca Artesanal 2019, data em que os pescadores e pescadoras artesanais realizam mobilizações em favor dos povos das águas, em todo o país. 

Nesse sábado (16), o Delta do Parnaíba, localizado entre os estados do Piauí e Maranhão, foi atingido pelo aparecimento de petróleo cru. O local integra um emaranhado de dunas, ilhas, mangues e igarapés. Das 70 ilhas e praias do Delta, a Marinha localizou vestígios de óleos em seis localidades que compõe o Delta, que são: Ilhas das Canárias, Poldros, do Caju, nas praias do Pontal, de Caiçaras e Barra das Melancieiras. O óleo já contaminou mais de 490 localidades de 10 estados, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Nos últimos anos, o Movimento Nacional de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) coletou assinaturas em apoio para um projeto de lei em defesa de seu território. O documento foi entregue como uma sugestão legislativa. Além dos parlamentares da CLP, a audiência contou com a participação do professor Cristiano Ramalho, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Dom Frei Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília; Josemar Durães, pescador e coordenador nacional do MPP e Maria Eliene Pereira do Vale, representante da Articulação Nacional das Pescadoras Artesanais. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
De 1 a 5: entenda as diferenças entre os tipos de exames para a Covid-19
Bolsonaro convida Temer para missão no Líbano
Rhaldney Santos entrevista o pré-candidato à prefeitura de Jaboatão Adelson Veras
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco