Diario de Pernambuco
Busca

Tratamento

Imip inaugura serviço de combate ao câncer

Publicado em: 22/11/2019 07:48 | Atualizado em: 22/11/2019 09:23

O Instituto é o único hospital habilitado no estado como Centro de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).  (Foto: João Velozo/Arquivo DP.)
O Instituto é o único hospital habilitado no estado como Centro de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). (Foto: João Velozo/Arquivo DP.)
Nesta sexta-feira (22), às 9 horas, o IMIP inaugura o Biobanco de Pesquisa a fim de desenvolver novas técnicas de tratamento em oncologia. O Biobanco do IMIP, pioneiro em Pernambuco, é um serviço de coleta e armazenamento de material molecular de tumores que será utilizado para fins de pesquisa e, consequentemente, desenvolvimento de novas técnicas de tratamento.

“Com a implantação do Biobanco do IMIP, a população pernambucana usuária do SUS terá acesso a diagnósticos moleculares de última geração na área da oncologia e também ao tratamento personalizado, determinando maiores chances de cura e melhor qualidade de vida”, afirma a diretora de Pesquisa do IMIP, Leuridan Torres.

Além de beneficiar a população pernambucana e pesquisadores da área da saúde, o Biobanco consolida o IMIP como centro de referência em pesquisa, diagnóstico e tratamento de doenças oncológicas. O Instituto faz parte da rede Oncológica de Pernambuco e é o único hospital habilitado no estado como Centro de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). O IMIP realiza, em média, cerca de 30 mil quimioterapias por ano.

Biobanco
A incidência do câncer vem crescendo bastante no mundo inteiro, com grande impacto em âmbito individual e social. A doença é hoje a segunda causa de morte no Brasil e no mundo, com projeção para tornar-se a primeira até 2030, com um aumento de 50% nos números de novos casos. Os biobancos (bancos de tumores) são fundamentais para o sucesso do tratamento e pesquisa do câncer, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC). Ao garantir o armazenamento adequado do material biológico (fragmentos de tumores e sangue, por exemplo), o Biobanco do IMIP atuará dentro das normas técnicas e éticas nacionais e internacionais.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL