Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Local

Ativismo

Homenageada pela luta a favor dos direitos humanos, jornalista do Diario recebe prêmio internacional hoje

Publicado em: 28/11/2019 10:15

 (Foto: Bruna Costa-esp.DP)
Foto: Bruna Costa-esp.DP
A jornalista Marcionila Teixeira, do Diario de Pernambuco, recebe o Prêmio Internacional Maria Barroso de Jornalismo pela Paz e pelo Desenvolvimento. A homenagem acontece, nesta quinta-feira (28), dentro da programação dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, promovida pela Secretaria da Mulher do Recife. O prêmio é uma parceria da Prefeitura do Recife com a Editorial Novembro, de Portugal, e busca reconhecer profissionais que fazem da comunicação um instrumento para a propagação dos direitos humanos e de luta por um mundo mais igualitário para as mulheres. Essa é a primeira vez que uma brasileira leva a premiação.
 
A entrega acontece no Gabinete Português de Leitura, no bairro de Santo Antônio, no Recife, às 17h. “Escolhemos uma jornalista que entende da luta feminista na construção de um mundo melhor", comentou a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa.
 
Marcionila Teixeira é jornalista há mais de 20 anos e construiu sua carreira no combate às diversas formas de violação dos direitos humanos. Entre os prêmios que já conquistou estão o Vladimir Herzog, o Esso e o Cristina Tavares. A jornalista também tem pós-graduação em direitos humanos pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e o título de Jornalista Amiga da Criança, concedido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi). Marcionila também conduz o programa de entrevistas Sobre Vidas, veiculado toda terça-feira no Diario de Pernambuco TV, no YouTube.
 
"O prêmio é uma honra e ao mesmo tempo um estímulo para continuar mostrando as histórias de pessoas invisibilizadas", disse Marcionila. Já foram reconhecidas no mesmo prêmio as profissionais Cândida Pinto, Conceição Queirós e Maria Antónia Palla, todas portuguesas. A ação chegou ao Recife devido ao protocolo de intercâmbio de políticas de gênero entre o Recife e a cidade de Figueira da Foz, em Portugal.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
João e os 50 anos de colunismo social
Comerciantes e moradores da várzea pedem por saneamento básico
Saúde bucal na adolescência
Primeira Pessoa com Wladimir Reis
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco