Diario de Pernambuco
Busca

Afro

Feira Quilombar celebra aniversário com programação especial no Recife Antigo

Publicado em: 14/11/2019 22:20 | Atualizado em: 14/11/2019 22:42

O projeto Afoxé Retrô será uma das atrações da feira. Foto: Rafaela Barros/Divulgação

As pessoas que passarem pela Rua Domingos José Martins, próximo à Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo, neste domingo (17), poderão mergulhar no Aproximar, Significar e Empoderar (ASE), um dos braços da Feira Quilombar de Arte Negra, que celebra três anos de atividades com várias ações formativas, expositores e apresentações culturais. O evento terá muita música, artesanato, oficinas e atividades formativas, a partir das 13h. Além disso, pela primeira vez, os afroempreendedores irão homenagear grupos e personalidades ligadas à divulgação da cultura negra em Pernambuco. Entre os homenageados está o repórter Samuel Calado, do DIARIO. A festividade é gratuita e contempla todas as idades. Na ocasião, além da comercialização nos expositores, haverá pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis para ajudar instituições filantrópicas. 

Ana Paula Guedes, ícone da cultura negra em Pernambuco. Foto: Rafaela Barros/Divulgação


Segundo os organizadores, a tarde/noite, será abrilhantada com as atrações Coco dos Pretos, Afoxé Retrô e Banda Abê Adu Lofé. Como de costume, o evento será conduzido pela apresentadora Ana Paula Guedes, que tem forte expressividade na cultura negra em Pernambuco. Além das apresentações, haverá Louvação aos Orixás e o espetáculo “Dança Para Yansã“, apresentado pelo Balé Raízes, do bailarino Paulo Queiroz. 


A Quilombar é reconhecida como a primeira feira itinerante de arte negra em Pernambuco. Os afroempreendedores Mianzi, Krioule arts, Ateliê Mãos de Dada, DaDança, Aguemon, Ginjé, Aya, Marisqueira, Africool, Nega e Arte, Katia Reis, Yalodê, Aflorar e Negra Dany estarão comercializando obras exclusivas ligadas à identidade negra. Entre os produtos nos expositores estão camisetas com frases de efeito, artigos de decoração, artigos religiosos, turbantes e outros acessórios. 

Afroempreendedoras da Quilombar.  Foto: Rafaela Barros/Divulgação

Mas se engana quem pensa que o encontro se resume ao comércio de produtos. O multiartista Jameson Santos, da Africool, elucida que a feira oferece outras atividades com a intenção de promover a resistência e o empoderamento negro. "Nós sempre falamos que somos uma ação afirmativa da identidade negra com a finalidade de promover a formação do povo negro, seja através de oficinas, ou de palestras e até de rodas de conversas”, acrescenta. 

A escolha dos homenageados deu-se pelo trabalho de abertura de espaços e intermeios para que o grupo conquistasse acesso de visibilidade. Na lista estão o Afoxé Alafin Oyó, Afoxé Omo Nilê Ogunjá, Baba Obè Culé, Casa das Matas do Reis Malunguinho, Centro Cultural Cambinda Estrela, Centro Cultural Grupo Bongar, Clube do Samba do Recife, Maracatu Nação Porto Rico, Maracatu Ogum Onilê, Paulo Queiroz, Roça Oxaguiã Oxum Ipondá e o jornalista Samuel Calado, do DIARIO. 

As bailarinas Jamila e Dandara Marques estarão ministrando uma oficina especial de “Dança das Yabás” a partir das 13h. A atividade será no Espaço de Pesquisa e Inovação para as Cidades (INCITI), localizado na Rua do Bom Jesus, s/n. Bairro do Recife. INCITI As pessoas que quiserem participar das oficinas devem chegar com antecedência e se inscrever no local. 

Foto: Rafaela Barros/Divulgação

Às 15h, acontecerá a Gira de Conversa com o tema “Por que Aquilombar? A importância das mobilizações sociais”. O encontro contará com representantes de grupos militantes e abordará diversas temáticas, entre elas, Terreiro, Juventude, Feminismo e LGBTQI+. A mediação será com Gilblênio Saad e os convidados serão Iane Chagas (Rede de Mulheres Negras de Pernambuco), Marcone Costa (Movimento LGBT Leões do Norte), Ana Benedita (Rede de Mulheres Negras de Pernambuco), Jessica Vanessa ( Fórum de Juventudes de Pernambuco). Haverá também uma intervenção artística com Nycolle Wellen. 


Programação:

13h: Abertura da Feira de Arte Negra com os expositores. 
13h: Oficina Dança das Yabás com Jamila e Dandara Marques (InCite)
15h: Gira de Conversa: Por que Aquilombar? A importância da mobilizações sociais.
17h: Louvação aos orixás com Babá Obè Culè.
17h30h: Balé Afro Raizes – Espetáculo Dança Para Iansã
18h10h: Coco dos Pretos
18h50h: Homenagem à instituições e personalidades parceiras
19h30h: Afoxé Retrô
21h00: Banda Abê Adu Lofé


Parceria  
Atualmente, a parceria com o Compaz, através da Rede de Bibliotecas da Paz, tem oferecido um suporte importante no quesito de formação para novos artesãos. Este mês por exemplo, em todas as sextas-feiras, está acontecendo várias oficinas no Compaz Eduardo Campos. Entre as atividades estão dança (ijexá), turbantes, percussão e estamparia. 

"A conquista que temos é de aprendizado. Cada um passa o que sabe para o outro para que todos possam aprender juntos. Isso é a real intenção do quilombo. Essas parcerias fortalecem a ação. Nesses três anos, aprofundamos as relações com os grupos populares e instituições para agregar valores e isso tem sido muito importante", acrescenta Jameson. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL