Diario de Pernambuco
Busca

Aniversário

Escola de magistratura do TRF5 faz 20 anos com seminário e galeria

Publicado em: 22/11/2019 17:52

A Esmafe atualmente é dirigida pelo desembargador federal Rogério Fialho Moreira (Foto: Divulgação)
A Esmafe atualmente é dirigida pelo desembargador federal Rogério Fialho Moreira (Foto: Divulgação)
A Escola de Magistratura Federal (Esmafe), do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), completa 20 anos de atividades ininterruptas nesta segunda-feira (25). Para celebrar a data, serão promovidos seminário com e a inauguração de uma galeria, que homenageia todos os ex-diretores da instituição através de fotos. A programação começa às 14h, na sede do TRF5 - o edifício Ministro Djaci Falcão, localizado no Cais do Apolo, Recife Antigo. 

O primeiro evento, às 14h, será o seminário comemorativo, com palestras dos ministros Supremo Tribunal de Justiça (STJ) Luiz Alberto Gurgel de Faria e Marcelo Navarro Ribeiro Dantas. Eles irão comentar a importância das escolas de magistratura na formação de juízes federais. Aberta ao público geral, a apresentação acontecerá na Sala Capibaribe, do TRF5. A inscrição pode ser feita através do bit.ly/Esmafe20 ou no dia 25, antes do início do simpósio.

Em seguida, às 16h, será inaugurada a galeria que homenageia ex-diretores da Esmafe. Serão homenageados o ex-ministro do STJ, Castro Meira - o primeiro de todos os gestores -; os ministros do STJ em atividade Napoleão Nunes Maia, Luiz Alberto Gurgel de Faria e Marcelo Navarro Ribeiro Dantas; e os desembargadores federais Margarida Cantarelli, Francisco Cavalcanti, Lázaro Guimarães, Manoel Erhardt e Edilson Nobre.

A Esmafe nasceu em 24 de novembro de 1999, durante a gestão do desembargador federal José Maria Lucena na presidência do TRF5. "Hoje, somos uma grande instituição de ensino, que faz a gestão de programas e projetos pedagógicos que dão suporte às práticas cotidianas dos juízes federais. Nossa escola se destaca nacionalmente pelas ações formativas e pela efetiva qualidade na educação judicial", afirma o desembargador federal Rogério Fialho Moreira, atual diretor da instituição. 

A escola do Recife abrange toda a área do TRF5, que vai do Ceará a Sergipe. “Em cada um desses estados, existe um núcleo da Esmafe, responsável por realizar ações formativas nas respectivas seções judiciais”, explica Rogério. 

Passar pela instituição é condição fundamental para poder exercer o cargo de juiz federal, especialmente desde 2004, quando os espaços ganharam importância institucional. "O curso inicial de juiz dura quatro meses. Depois disso, oferecemos cursos e seminários, para prosseguir a formação continuada ao longo de toda a carreira do magistrado", pontua o diretor da Esmafe.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL