Diario de Pernambuco
Busca

Nova Descoberta

Curso de jardinagem para ajudar a reduzir desigualdade social

Publicado em: 19/11/2019 12:10 | Atualizado em: 19/11/2019 12:31

 
 (Crédito: PCR/Divulgação)
Crédito: PCR/Divulgação
Começou ontem e segue até o dia 22 de novembro, o Minicurso de Jardinagem com foco em técnicas básicas de utilização de ferramentas e materiais, plantio, adubação e manutenção de jardins. A iniciativa, oferecida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), faz parte do Programa Chegando Junto, lançado pela Prefeitura do Recife (PCR) para reduzir a desigualdade social na cidade e promover a geração de renda. As aulas acontecem na Associação de Moradores Clube das Mães do Alto do Refúgio, em Nova Descoberta. As vagas já foram preenchidas por pessoas em vulnerabilidade social, beneficiárias de programas sociais e por moradores da região atendida. 

Com duração de 20 horas semanais, as aulas são ministradas de segunda a sexta-feira no turno da manhã, das 8h às 12h, por profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Jardim Botânico do Recife. Ao final, todos os participantes receberão certificado de conclusão e kit de jardinagem com as ferramentas básicas para cuidar de um jardim, como tesoura de poda, pá de mão, garfo utilizado para revolver a terra do jardim antes do plantio, pá para criar covas e ancinho. “O curso tem como foco a educação ambiental para conservação e estímulo à geração de trabalho, renda e combate à pobreza. Nele, os participantes terão aulas teóricas sobre sustentabilidade e noções de saúde das plantas. A meta é formar 90 alunos no minicurso de jardinagem até o final deste ano”, enfatiza o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), José Neves Filho. 

Com a proposta de integrar a população ao mercado de trabalho e extrair renda da preservação do verde, a SMAS busca incorporar conhecimentos que vão além da função socioecológica dos jardins e despertam o empreendedorismo no cidadão. As aulas também conscientizam os participantes sobre a conservação do meio ambiente proporcionando uma visão crítica e consciente dos elementos que compõem um jardim e melhorar a relação com a natureza.

Douglas Henrique, 32 anos, foi um dos alunos contemplados pela ação e, na ocasião, revelou o que achou da iniciativa: “Gostei muito do minicurso, pois pude tirar dúvidas sobre como cultivar plantas caseiras, já que todo mundo tem uma plantinha em casa. Aprendemos os modos de cuidados com as espécies de maneira correta, levando em conta diversos fatores como a incidência solar e características da planta”, concluiu. 

Além de aprender uma atividade, os concluintes recebem os equipamentos básicos para começar a trabalhar e empreender na área que estudaram. Gerailson Silva, 30 anos, afirma que o conhecimento retido no curso será empregado no seu dia-a-dia. “Achei bastante interessante a abordagem do curso dentro da comunidade, até para proporcionar uma oportunidade de emprego futuro, já que o desemprego está atingindo uma taxa bastante elevada no país, e creio que esse minicurso pode ajudar as pessoas a ingressarem no mercado de trabalho”, finaliza.

Os minicursos de qualificação profissional do programa Chegando Junto foram lançados em julho e já formaram mais de 500 recifenses nos bairros da Torre, Ilha Santa Terezinha, Sancho, Dois Unidos, Macaxeira, Nova Descoberta, Cohab/Ibura de Cima, Entra Apulso e Ipsep

O PROGRAMA

O Chegando Junto é um programa municipal de assistência e geração de renda, implantado pelo prefeito Geraldo Julio, com o objetivo de reduzir a pobreza e a desigualdade, que vêm crescendo no Brasil. A iniciativa promove diversas ações divididas nas áreas de assistência à população e apoio à geração de renda.

Além dos minicursos profissionalizantes, já estão em andamento ações como o projeto Renda Por App, que vai sortear, a cada mês, 100 kits contendo uma bicicleta e um smartphone com pacote de dados, possibilitando que os beneficiados prestem serviços para aplicativos de entrega a domicílio; os mutirões de saúde; os Espaços de Convivência Pertencer (que proporcionam locais para as mulheres deixarem seus filhos enquanto trabalham); e as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que ofertam postos de trabalho nas escolas e unidades de saúde municipais.

Além disso, o Chegando Junto vai lançar o projeto VEM Meu Emprego; construir também três restaurantes populares e um abrigo noturno; o projeto Gera Cidadania vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar; e será dado auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas, entre outras iniciativas.
 

Serviço:

O quê: Minicurso de Jardinagem

Quando: De 18 a 22 de novembro, das 8h às 12h

Onde: Associação de Moradores Clube das Mães do Alto do Refúgio, em Nova Descoberta - Rua Alto do Refúgio, 468

Informações: 3355-0003 // 3355-0321

 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL