Diario de Pernambuco
Busca

Solidariedade

Amigos no Sertão levará doações e atendimento médico à Conceição das Crioulas, em Salgueiro

Publicado em: 22/11/2019 20:36 | Atualizado em: 22/11/2019 20:42

 (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP.)
Foto: Leandro de Santana/Esp.DP.

Faltando 20 dias para embarcar para Conceição das Crioulas, na zona rural de Salgueiro,  Sertão do estado, os voluntários da Associação Amigos no Sertão estão finalizando os kits com donativos que serão entregues aos moradores da comunidade remanescente de quilombo a 550 km do Recife.

Nesta reta final, o grupo ainda está precisando de doações de itens de higiene pessoal – como pasta dental, sabonete, escova de dente, desodorante e shampoo – e chocolates para serem doados às crianças da região. As doações podem ser entregues na Rua Marcos André, 200, Torre, Zona Norte do Recife.

A campanha acontece pelo quinto ano consecutivo e vai levar cerca de 110 pessoas do Recife na viagem que dura aproximadamente oito horas. O embarque acontece no próximo dia 13. A entrega das cestas básicas, kits de higiene pessoal, kits escolares, além de brinquedos e chocolates para as crianças e redes – muitos moradores não têm onde dormir – acontece no dia 14. Roupas doadas por costureiras de São Paulo também serão entregues. Haverá ainda uma ação de saúde, com atendimento médico aos moradores. 

O retorno para a capital pernambucana está previsto para o dia 15 de dezembro. “Um diferencial é que vamos de casa em casa fazer as entregas. Além de doar os materiais, conversamos com as pessoas, sentamos com elas, comemos juntos quando, mesmo diante das dificuldades, nos oferecem algo”, conta o coordenador do Amigos no Sertão, Júlio Andrade.

Dois ônibus lotados, seguidos de dois carros, vão levar os voluntários para Salgueiro, onde a ação acontece há quatro anos. O Amigos do Sertão existe há cinco anos. No primeiro, o grupo foi até Pedra de Buíque, mas, desde o segundo ano, a ação acontece sempre em Conceição das Crioulas. Cerca de 1 mil famílias serão atendidas em 2019.  

De recém-nascidos a idosos, o grupo leva doações a pessoas de todas as faixas etárias. A Diocese de Salgueiro é responsável por fazer um levantamento da população atendida e informa aos Amigos do Sertão o perfil das famílias que receberão as doações. “A ação começou com a ideia de um casal e teve início com um grupo pequeno. Crescemos a cada ano e esperamos levar um Natal mais feliz às pessoas da comunidade”, afirma Júlio.

Hoje, os mais de 100 voluntários são de diversas áreas. Médicos, advogados, jornalistas, aposentados, estudantes e crianças viajam juntos para doar não só os materiais, mas tempo e escuta ativa. “A gente vai para doar, mas sentimos que recebemos muito mais”, ressalta o coordenador. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL