Diario de Pernambuco
Busca

Ciência

UFPE comandará primeiro projeto do Programa Antártico Brasileiro coordenado pelo Nordeste

Publicado em: 29/10/2019 18:42 | Atualizado em: 29/10/2019 18:55

 (Foto: João Gundin/divulgação)
Foto: João Gundin/divulgação

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está à frente do primeiro projeto do Programa Antártico Brasileiro coordenado pelo Nordeste. O vice-reitor Moacyr Araújo, professor do Departamento de Oceanografia, embarca na próxima sexta-feira (1°) para a Antártica, onde irá coordenar as atividades da equipe interdisciplinar do Projeto Mephysto, no âmbito do Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

O vice-coordenador do projeto é o professor Jailson Bittencourt, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É a primeira vez que uma universidade do Norte/Nordeste do Brasil coordena um projeto do Proantar. A proposta foi aprovada no ano passado em edital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A equipe de dez pesquisadores vai partir de Punta Arenas, no sul do Chile, e ficar embarcada durante cerca de três semanas. O objetivo principal é analisar a dinâmica de vórtices e meandros na confluência entre duas correntes, a Corrente do Brasil e a Corrente das Malvinas. Serão observados aspectos físicos, químicos e biológicos, com medições de poluentes, temperatura, salinidade, correntes e a de água para análise de plâncton e de microplásticos, dentre outros indicadores, dentro e fora dos vórtices.

O projeto intitulado “Biocomplexidade e Interações Físico-Químico-Biológicas em Múltiplas Escalas no Atlântico Sudoeste” visa assim relacionar padrões de turbulência a determinados espécies de plâncton para elucidar as razões pelas quais a região da Confluência Brasil-Malvinas (CBM) é considerada um “hotspot” de diversidade fitoplanctônica. 

A iniciativa envolve um esforço conjunto entre 11 instituições, sendo sete nacionais (quatro do Nordeste, uma do Sul e duas do Sudeste) e quatro internacionais (duas americanas, uma japonesa e uma italiana). 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL