° / °

Vida Urbana
Homenagem

TRF5 entrega medalha Pontes de Miranda a três autoridades jurídicas

Publicado: 02/10/2019 às 21:01

Vladimir Carvalho, presidente do TRF5, presenteou os advogados José Francisco da Silva e Evilásio Feitosa, além do ex-presidente do tribunal, Manoel Erhardt. Foto: Juliana Galvão/TRF5/

Vladimir Carvalho, presidente do TRF5, presenteou os advogados José Francisco da Silva e Evilásio Feitosa, além do ex-presidente do tribunal, Manoel Erhardt. Foto: Juliana Galvão/TRF5/

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5)  realizou, na tarde desta quarta-feira (2), a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Pontes de Miranda. Esta é a homenagem mais alta que pode ser concedida a uma autoridade pelo tribunal. Foram agraciados com a comenda o ex-presidente do TRF5, desembargador federal Manoel de Oliveira Erhardt, e os advogados Evilásio Feitosa da Silva, de Alagoas, e José Francisco da Silva, de Sergipe.

A Ordem do Mérito Pontes de Miranda foi criada em 1990. Nos últimos 29 anos, apenas 65 personalidades do meio jurídico ganharam a medalha. “A escolha é feita através da indicação de nossos colegas. Escolhemos pessoas que tenham um significado cultural e jurídico muito grande no meio. Não é uma homenagem corriqueira”, destaca o atual presidente do TRF5, desembargador federal Vladimir Souza Carvalho. 

“Temos aqui o desembargador Manoel, que foi presidente do TRF5, o doutor Evilásio, que é muito tradicional em Alagoas, e o doutor José Francisco, que é o mais antigo advogado sergipano em atividade. São pessoas notáveis que fazemos questão de homenagear”, acrescenta o desembargador Vladimir.

A cerimônia de entrega das medalhas foi realizada no salão pleno da corte do TRF5, que fica no Recife Antigo. A música ficou por conta da banda da Polícia Militar de Pernambuco. Para o ex-presidente do tribunal, Manoel Ehrardt, disse que era um momento feliz. “É uma forma de valorizar aqueles que, efetivamente, contribuem com a aplicação do direito nas instituições jurídicas do país. Na presidência, procurei, dentro do possível, realizar meu trabalho da forma mais harmônica junto à sociedade”, pontua.

Ambos os advogados revelaram estar felizes com a homenagem. “Sinto-me muito honrado com esta recepção. Sou muito grato pelo reconhecimento”, destacou José Francisco. Sentimento semelhante foi compartilhado por Evilásio. “Estou muito honrado por receber a homenagem, especialmente por se tratar de uma medalha que prestigia um alagoano da melhor estirpe, que é Pontes de Miranda”. 

História
A medalha Pontes de Miranda foi criada pela Resolução nº 9/90 e tem como patrono o jurista alagoano Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda. Nascido em 23 de abril de 1892, em Maceió/AL, ele se graduou em direito pela Faculdade de Direito do Recife com apenas 19 anos de idade. Também era filósofo, matemático, advogado, sociólogo, professor universitário e diplomata brasileiro. Escreveu um total de oito tratados, destacando-se o “Tratado de Direito Privado”, com 60 volumes. Morreu em 22 de dezembro de 1979 e tornou-se símbolo da homenagem máxima do TRF5.
Mais de Vida Urbana