Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CAPACITAÇÃO

Sinagoga Kahal Zur Israel promove curso sobre a própria história

Publicado em: 03/10/2019 14:03 | Atualizado em: 03/10/2019 18:40

Foto: Alcione Ferreira/Arquivo DP.
Nos dias 7, 15, 22 e 29 de outubro, das 19 às 21h, no Museu-Sinagoga Kahal Zur Israel será realizado o curso "Kahal Zur Israel: a história e o renascimento da primeira sinagoga das Américas", no Museu-Sinagoga, na Rua do Bom Jesus, Bairro do Recife. É a primeira vez que o espaço promove uma capacitação específica sobre a própria Kahal, sua história, sua relevância no passado por ter sido a primeira Sinagoga das Américas e seu ressurgimento, séculos depois, sendo reincorporada à vida da população do Estado. A iniciativa é promovida pela Federação Israelita de Pernambuco (Fipe) juntamente com o Centro Cultural Judaico de Pernambuco.

Falar sobre a Kahal Zur Israel é se reportar a um capítulo muito importante da história judaica e compreender sua inserção na história do Recife e da nação israelense de uma forma geral. É também mostrar seu vínculo com a história de muitos países como Holanda, Portugal, Espanha e EUA.

Para o professor de história judaica, Jáder Tachlitsky, que coordena a Comunicação da Federação Israelita de Pernambuco e também a área de estudos judaicos do Colégio Israelita, o curso terá como objetivo principal promover esse resgate da história do espaço que tem grande relevância histórica para o processo de redescoberta e restauração da Sinagoga.

Em especial, diz ele, é fundamental acompanhar o renascimento do local. A importância que o Museu-Sinagoga readquire, com seu conteúdo educativo, prestando um serviço da maior relevância à preservação da memória de Israel e o papel que cumpre na disseminação do conhecimento e da cultura da tolerância e do respeito, bem como, legar à sociedade uma maior compreensão do que representam os valores e costumes judaicos.

O curso é aberto à comunidade em geral, estudantes, professores e também para a comunidade judaica e será ministrado por profissionais de grande reputação no Estado e que agiram como artífices contribuindo de forma significativa para viabilizar esse caminho. No primeiro dia do curso, 7 de outubro, as aulas serão conduzidas por Germano Haiut,  líder e importante referência da comunidade judaica de Pernambuco, tendo exercido cargos relevantes em instituições comunitárias.

Teve um papel fundamental no processo da restauração da Primeira Sinagoga das Américas. Com ele, estará o especialista em projetos de mercado e comercialização, José Carlos Pinto de Azevedo, professor de Gestão de Vendas no MBA das Universidades de Pernambuco e Mackenzie.

No dia 15, é a vez do arquiteto e pesquisador, José Luiz Mota Menezes, professor emérito da Pós-Graduação em Arqueologia e Conservação do Patrimônio, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP), juntamente com o historiador, Leonardo Dantas, conselheiro e coordenador de Pesquisa do Instituto Ricardo Brennand e membro efetivo do Conselho Estadual de Cultura, ministrarem as atividades.

No dia 22 de outubro, as aulas serão comandadas pelo médico e empresário, Boris Berenstein, ex-presidente da Federação Israelita de Pernambuco e líder referência da comunidade judaica no Estado. Com ele estará o doutor em Historia, Marcos Albuquerque, coordenador do Laboratório de Arqueologia do Departamento de História da UFPE e membro dos Institutos Históricos de Jaboatão e de Vitória de Santo Antão e das Academias de Artes, Letras e Ciências de Olinda, de História Militar do Paraguai e de História Militar Terrestre do Brasil. No último dia do curso, 29.10, os seis convidados estarão juntos para encerrar as atividades.  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Itália proíbe entrada de viajantes brasileiros
10/07 Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Burro invasor de lives faz santuário de animais arrecadar dinheiro
Seminário discute novo marco legal do saneamento básico
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco