Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Local

CAPACITAÇÃO

Sinagoga Kahal Zur Israel promove curso sobre a própria história

Publicado em: 03/10/2019 14:03 | Atualizado em: 03/10/2019 18:40

Foto: Alcione Ferreira/Arquivo DP.
Nos dias 7, 15, 22 e 29 de outubro, das 19 às 21h, no Museu-Sinagoga Kahal Zur Israel será realizado o curso "Kahal Zur Israel: a história e o renascimento da primeira sinagoga das Américas", no Museu-Sinagoga, na Rua do Bom Jesus, Bairro do Recife. É a primeira vez que o espaço promove uma capacitação específica sobre a própria Kahal, sua história, sua relevância no passado por ter sido a primeira Sinagoga das Américas e seu ressurgimento, séculos depois, sendo reincorporada à vida da população do Estado. A iniciativa é promovida pela Federação Israelita de Pernambuco (Fipe) juntamente com o Centro Cultural Judaico de Pernambuco.

Falar sobre a Kahal Zur Israel é se reportar a um capítulo muito importante da história judaica e compreender sua inserção na história do Recife e da nação israelense de uma forma geral. É também mostrar seu vínculo com a história de muitos países como Holanda, Portugal, Espanha e EUA.

Para o professor de história judaica, Jáder Tachlitsky, que coordena a Comunicação da Federação Israelita de Pernambuco e também a área de estudos judaicos do Colégio Israelita, o curso terá como objetivo principal promover esse resgate da história do espaço que tem grande relevância histórica para o processo de redescoberta e restauração da Sinagoga.

Em especial, diz ele, é fundamental acompanhar o renascimento do local. A importância que o Museu-Sinagoga readquire, com seu conteúdo educativo, prestando um serviço da maior relevância à preservação da memória de Israel e o papel que cumpre na disseminação do conhecimento e da cultura da tolerância e do respeito, bem como, legar à sociedade uma maior compreensão do que representam os valores e costumes judaicos.

O curso é aberto à comunidade em geral, estudantes, professores e também para a comunidade judaica e será ministrado por profissionais de grande reputação no Estado e que agiram como artífices contribuindo de forma significativa para viabilizar esse caminho. No primeiro dia do curso, 7 de outubro, as aulas serão conduzidas por Germano Haiut,  líder e importante referência da comunidade judaica de Pernambuco, tendo exercido cargos relevantes em instituições comunitárias.

Teve um papel fundamental no processo da restauração da Primeira Sinagoga das Américas. Com ele, estará o especialista em projetos de mercado e comercialização, José Carlos Pinto de Azevedo, professor de Gestão de Vendas no MBA das Universidades de Pernambuco e Mackenzie.

No dia 15, é a vez do arquiteto e pesquisador, José Luiz Mota Menezes, professor emérito da Pós-Graduação em Arqueologia e Conservação do Patrimônio, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP), juntamente com o historiador, Leonardo Dantas, conselheiro e coordenador de Pesquisa do Instituto Ricardo Brennand e membro efetivo do Conselho Estadual de Cultura, ministrarem as atividades.

No dia 22 de outubro, as aulas serão comandadas pelo médico e empresário, Boris Berenstein, ex-presidente da Federação Israelita de Pernambuco e líder referência da comunidade judaica no Estado. Com ele estará o doutor em Historia, Marcos Albuquerque, coordenador do Laboratório de Arqueologia do Departamento de História da UFPE e membro dos Institutos Históricos de Jaboatão e de Vitória de Santo Antão e das Academias de Artes, Letras e Ciências de Olinda, de História Militar do Paraguai e de História Militar Terrestre do Brasil. No último dia do curso, 29.10, os seis convidados estarão juntos para encerrar as atividades.  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Qual a importância da robótica para a educação?
Majé Molê: um quilombo urbano na comunidade de Peixinhos
Creche na Ilha de Deus, uma promessa de doze anos
Entenda os riscos da escoliose para saúde
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco