Diario de Pernambuco
Busca

Palestra

Recife recebe seminário sobre sexualidade e diversidade em idosos

Publicado em: 08/10/2019 14:37

Foto: Jaqueline Maia/Acervo DP/D.A.Press.
Nesta quarta-feira (9), o Recife será palco de um debate sobre sexualidade e diversidade na terceira idade. Promovida pelas secretarias de Saúde (SES) e Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), a terceira edição do Seminário Estadual de Saúde e Envelhecimento acontece no auditório da SES, no Bongi, Zona Oeste da capital, das 8h às 13h. O evento é direcionado a profissionais que atuam com pessoas idosas, mas quem ficar interessado, é só chegar no local e se inscrever na hora. A entrada é gratuita.

De acordo com a secretária executiva de segmentos sociais, Laura Gomes, o seminário surge para incentivar o envelhecimento saudável e destacar a importância do cuidado à pessoa idosa. “Os idosos são agentes ativos no processo de cidadania e, por isso, precisamos dar protagonismo a eles. Para que possamos construir uma sociedade mais justa e solidária, é preciso permitir que haja qualidade nas condições de vida deles e um dos papéis do Estado é fortalecer os serviços públicos destinados a essa população e utilizados por eles”, pontua a gestora.

A coordenadora estadual de defesa e promoção dos direitos da pessoa idosa, Lucyana Moreira, destaca que o evento tem por objetivo promover esclarecimentos, extinguindo mitos e preconceitos, sobre a saúde sexual e sexualidade das pessoas idosas. “Além disso, queremos contribuir para o desenvolvimento de ações educativas, de prevenção e de promoção em saúde para incentivar os profissionais da saúde e da assistência social a trabalharem de forma mais integrada, incentivando o idoso à autonomia e ao cuidado com a saúde”, pontua. 

Os palestrantes convidados a ministrar o bate papo são a enfermeira Fábia Alexandra Pottes Alves e o psicólogo Alexandre Magno Lins Soares. A ideia é que o evento reúna representantes das coordenações, cuidadores e/ou a equipe técnica das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s), que são acompanhadas pelo Projeto Humanidade, grupos de pessoas idosas da Região Metropolitana do Recife (RMR), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e gestores e profissionais que atuam no Sistema Único da Assistência Social (SUAS) no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente da Atenção Primária, com as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e etc. 

Outras atividades
Durante todo o mês de outubro, a SDSCJ em parceria com a Prefeitura do Recife promove várias atividades esportivas e culturais e ações de sensibilização voltadas para os cuidados da pessoa idosa e o fortalecimento de políticas e serviços destinados ao idoso. Na primeira semana do mês, houve oficina de Canto e Coral, no festival Rec’n Play, os jogos da pessoa idoso, no parque Santos Dummont e outros. Além do seminário estadual, haverá ainda o Baile para a Velhice, no clube Português, exibições de filmes no Cinema São Luiz e na Universidade Católica de Pernambuco e a capacitação de policiais civis sobre os principais crimes que envolvem a pessoa idosa e a forma de atender o público nas delegacias.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL