Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Local

Aniversário

Rádio Universitária FM celebra 40 anos com 12 horas de programação ao vivo nesta terça

Publicado em: 14/10/2019 21:04

Foto: Divulgação/UFPE.
15 de outubro de 1979. Nas primeiras horas da manhã de uma segunda-feira, a antena localizada no bairro de Santo Amaro, no Recife, emitia os primeiros sinais da programação experimental da Rádio Universitária FM, da Universidade Federal de Pernambuco, que se juntava à Universitária AM 820 KHz (1963) e à TV Universitária (1968). A 99.9 MHz foi a segunda emissora FM a entrar no ar na cidade e fez parte de uma leva de emissoras educativas inauguradas pelo governo federal no fim dos anos 70 para ocupar o então recente dial em Frequência Modulada (FM). Para celebrar a trajetória de 40 anos da Universitária FM no ar, nesta terça-feira (15) será veiculada uma programação especial focada na participação do ouvinte pelas redes sociais e por telefone.

A emissora só viria a inaugurar sua primeira grade de programação no final de março do 1980. A grade já trazia uma visão ampla do termo educativa, que entende a cultura como um vetor fundamental da construção de saberes, visão que norteia a emissora nestas quatro décadas.

Programação

Para comemorar a data, a programação começará a partir das 6h, numa maratona de 12 horas de programas ao vivo com transmissão simultânea em vídeo pelas redes sociais da emissora. Edições especiais dos programas da grade diária da 99.9 FM vão compor esta maratona.

Na programação, o Almoço Musical conta com o retorno do locutor Silas da Costa e Silva ao comando da atração nesta edição comemorativa; além de edições especiais dos tradicionais Frevo Patrimônio Cultural, com Hugo Martins, e Bom dia, bom dia mesmo, com José Mário Austregésilo.

A música brasileira que passou nestes 40 anos da Universitária vai estar no especial O Som do Brasil - 40 anos de música brasileira. Participam da festa no ar também os programas Faixa Livre, com Nathália D´Emery, Joyce Santos e Gabriele Alves; Coquetel Molotov, com Jarmeson de Lima, há 15 anos no ar na emissora; além do jornalístico O Redator Comunitário, com Roberto Souza, que abre a maratona ao vivo a partir das 6h.

A programação especial inclui também, a partir das 20h, o revival de alguns programas que passaram pela grade da 99.9. O jornalista Renato L foi chamado a reviver o programa Manguebeat, veiculado no início dos anos 2000. Direto dos anos 90, um especial do programa Faixa Local com os destaques da cena pernambucana no ano de 1995. A faixa especial também traz uma entrevista com o cantor e compositor pernambucano Marco Polo, em meados dos anos 80, para o programa Música Popular Brasileira, com Washington França.

A seleção de especiais inclui uma edição do programa Sétima Arte, programa de cinema mais antigo do rádio pernambucano, produzido por Ivan Soares e veiculado por quase 30 anos na Universitária. Na noite de aniversário, também vai ao ar um especial do programa Nagulha, que revira o acervo da emissora e relembra os discos que marcaram o ano de 1979 na música do Brasil e do mundo.

Pareia


A série transmídia que traz encontros musicais entre nomes da nova geração da música pernambucana chega a sua segunda temporada e a estreia simultânea no rádio, tv e internet acontece no dia do aniversário da Universitária, integrando a programação especial que celebra esta data. A partir das 18h, Nathalia D´Emery comanda um aquecimento ao vivo direto do novo estúdio transmídia da emissora.

Semana de especiais

Além da programação do dia do aniversário, durante a semana inteira, os demais programas da grade da Universitária também vão comemorar os 40 anos da emissora em edições especiais, destaque para Memória de Nossa Gente, E o Espetáculo continua, Forrobodó, Simetria e Valores Nordestinos. 

Programação especial de aniversário de 40 anos da Universitária FM

6h – O Redator Comunitário, com Roberto Sousa
7h – Bom dia, bom dia mesmo, com José Mário Austregésilo
8h – O Som do Brasil – 40 anos de música brasileira, com Cássio Uchoa
11h – Fora da Curva
12h – Almoço Musical, com Silas da Costa e Silva
13h30 – Frevo Patrimônio Cultural da Humanidade, com Hugo Martins
14h – Faixa Livre Especial, com Nathália D´Emery, Gabriele Alves e Joyce Santos
15h – Coquetel Molotov Especial, com Jarmeson de Lima
16h – Forró, Verso e Viola, com Ivan Ferraz
18h – Aquecimento – Pareia 2ª temporada
18h30 – Estreia – Pareia 2ª temporada
20h – Especial Nagulha – Baú 1979, com Marco da Lata e Rodrigo Pires
21h – Rebobina 40 anos – Manguebeat, com Renato L
22h – Rebobina 40 anos – Faixa Local – Especial Cena Pernambucana em 95
23h – Rebobina 40 anos – MPB Especial, Washington França entrevista Marco Polo (1986)
23h30 – Rebobina 40 anos – Sétima Arte (2002)
0h – Recital de Música Clássica – Os Clássicos da 99.9 FM
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Sobe, Lia, sobe.
João Alberto entrevista Larissa Lins
Como se preparar para as provas do SSA 3 da UPE
Pelé abre o jogo e fala sobre racismo, mil gols e sucessor
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco