Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Projeto de incentivo à leitura coloca alunos na capa de livros da Turma da Mônica

Publicado em: 21/10/2019 15:34 | Atualizado em: 21/10/2019 15:40

Alunos do quarto ano do ensino fundamental ganharam gosto pelas revistinhas. Foto: Bruna Costa/Esp.DP.
Ao lado da Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão, estudantes do Colégio Municipal Humberto Barradas, em Engenho Velho, Jaboatão dos Guararapes, protagonizam a história que mais gostam de ler. Um projeto de incentivo à leitura da escola permit iu que os alunos do quarto ano do ensino fundamental se vissem nas páginas de uma história ao lado dos personagens criados por Maurício de Sousa.

A ideia foi da professora Valdenia Santiago. “Sou assinante dos gibis da Turma da Mônica há dois anos. Quando assumi a turma do quarto ano, percebi que eles não tinham muito interesse pela leitura. Em um cantinho criado na sala de aula, disponibilizei os gibis. Foi quando a relação deles com o universo das letras mudou”, conta. Um monitoramento interno da rede mostra que o interesse dos alunos da turma mudou depois que eles foram estimulados a ler os gibis. No primeiro bimestre, a média de livros lidos pelos alunos era 13 por mês. No segundo bimestre, o número caiu para 10. Após o projeto, no terceiro bimestre, a média passou para 25 livros lidos por mês.

Temas de outras disciplinas, além da língua portuguesa, também foram trabalhados a partir das histórias da Turma da Mônica. Com Magali, os alunos aprenderam sobre alimentação saudável. Com o personagem André, discutiram o autismo. As diferenças entre zona urbana e zona rural foram assunto na aula de geografia usando as histórias de Chico Bento.

Para finalizar o projeto, a professora conseguiu, depois de uma campanha para f inanciar a impressão dos livros, exemplares de uma história da Turma da Mônica com cada estudante como protagonista. Os alunos vão receber as obras na noite de hoje, em uma festa com autógrafos e apresentação musical. “Estou no livro junto com a Mônica e o Cebolinha. Amei me ver na capa e gosto muito de ler esta e outras histórias”, afirma o estudante Iago Matias, 9.
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL