Diario de Pernambuco
Busca

Evento

Presidente do Fundo Google de Inovação se apresenta no II InovaFundaj

Publicado em: 17/10/2019 23:04 | Atualizado em: 17/10/2019 23:08

Foto: Divulgação (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação (Foto: Divulgação)
O presidente do Fundo Google de Inovação, João Palmeiro, palestrou na II edição do InovaFundaj, nesta quinta-feira (17), sobre a capacidade de responder a um mundo digital. Com tema "Inovações Tecnológicas no Mundo Sem Fronteiras: Perspectivas, Diálogos e Contemporaneidade", o evento faz parte de uma iniciativa da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). A programação desta vez aconteceu na sala Aloísio Magalhães, no campus do Derby da Fundaj.

Palmeiro, além de presidir o Fundo Google de Inovação, é presidente da Associação Portuguesa de Imprensa. As duas atividades andam juntas, já que a primeira faz parte de uma iniciativa global do Google para proteger e dar credibilidade ao jornalismo. Em sua apresentação, propôs como assunto aquilo que foi o documento tratado nas medidas pensadas para essa temática.

Para assistir a apresentação, estavam presentes representantes de grandes veículos de imprensa brasileiros e portugueses como, Estadão, Gazeta de Caldas, Voz do Planalto, Jornal de Notícias e Diario do Sul de Portugal. Contando com esse fato, na sua fala de abertura, o presidente da Fundaj, Antônio Campos, afirmou: "Brasil e Portugal estão ligados em suas origens pela língua e temos aqui profissionais que trabalham a palavra, a qual está fortemente impactada pela tecnologia. E a tecnologia através das redes sociais, smartphones e aparelhos similares tem um impacto muito forte no cotidiano de cada um de nós, não só na comunicação, mas também na forma de se relacionar, comercialmente, socialmente e psicologicamente."

O diretor de Formação Profissional e Inovação (Difor) da Fundaj, Wagner Maciel contextualizou a proposta da atividade como uma iniciativa que visa promover discussões necessárias no mundo da inovação da governança pública e temas contemporâneos. Ele  ressalta: "É  muito bom alcançar um público plural, de estudantes, jornalistas, profissionais liberais e sociedade pernambucana no geral". 

Para introduzir o objeto de suas pesquisas, João Palmeiro abordou a necessidade de perceber o que o mundo atual exigia que fosse respondido, e afirmou: "um mundo digital não pode responder problemas digitais se continuar pensando analógico". Depois, apresentou os objetivos do trabalho, o de estimular a inovação no ecossistema de notícias, tratar o jornalismo digital e pensar sobre novos modelos de negócios. Nesse sentido destacou a questão da colaboração de habilidades: "os editores de jornais e o Google não precisam ser inimigos se pensarem com os princípios da co-criatividade e co-criação".

Utilizando dados do Reuters Institute Digital News Report do ano de 2016, Palmeiro mostrou ao público que as Redes Sociais estão sendo usadas atualmente, de forma bem relevante em números, como fontes noticiosas no mundo inteiro. Abordou também de Fake News e como lidar com as mesmas. Questionamentos sobre quem comanda a web também integraram a discussão. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL