Diario de Pernambuco
Busca

Destaque

Prefeito do Recife participa da Cúpula das Cidades Amigas da Criança, da Unicef

Publicado em: 18/10/2019 09:54 | Atualizado em: 18/10/2019 14:29

Foto: Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR. (Foto: Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR.)
Foto: Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR. (Foto: Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR.)
O Fundo das Nações Unidas da Primeira Infância (Unicef) convidou o prefeito do Recife, Geraldo Julio, para participar da Cúpula das Cidades Amigas das Crianças, em Colônia, na Alemanha. No evento, o prefeito destaca as ações que tem realizado na capital e a importância do investimento na área, como os programas Mãe Coruja, Escola do Futuro, Brinqueducar, e a criação do  Hospital da Mulher e do Compaz. O Recife ainda instituiu, em 2018, o Marco Legal da Primeira Infância e está elaborando o Plano Municipal da Primeira Infância.

“Na minha experiência como prefeito, aprendi a importância de ter um olhar para as crianças. É importante ter um olhar para toda a sociedade, para a desigualdade de toda a sociedade, mas fazer um recorte olhando para as crianças é a coisa mais acertada que se pode fazer para construir um futuro melhor”, defendeu o prefeito.

Na programação desta sexta-feira (18), pela manhã, o prefeito teve encontro com Mário Volpi, Chefe de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF, participou das Plenárias temáticas “Cidades e comunidades possibilitando que crianças atinjam seu potencial completo” e “Cidades Amigas das Crianças em um contexto de Mudanças Climáticas”. A tarde teve encontro com o representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer e participou da Reunião de Prefeitos da América Latina e Caribe e da Mesa Redonda de Prefeitos, convocada pela prefeita de Colônia Henriette Reiker.

Entre as ações que colocaram o Recife com destaque internacional na área de Primeira Infância estão a realização da Semana do Bebê do Recife, em parceria com o UNICEF, que este ano chegou na 5ª edição com mais de mil atividades chamando a atenção para o tema da Primeira Infância o Hospital da Mulher do Recife, que já é referência em parto humanizado com 15 mil partos.

O Compaz, que recentemente venceu o prêmio Cidades Sustentáveis de melhor projeto de redução de desigualdade social do Brasil e tem atenção especial para as crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. O Programa Mais Vida nos Morros, de transformação de comunidades por meio do engajamento dos cidadãos, que abre espaço para crianças até 6 anos em áreas públicas da cidade e já chegou a 29 comunidades beneficiando 15 mil pessoas.

Também se destacam no Recife o Programa Geração Afeto que tem o objetivo de desenvolver as relações afetivas entre as famílias focando no desenvolvimento integral infantil. Iniciado em 2018, o Programa já realizou mais de 56 oficinas para 250 famílias. O Brinqueducar, que tem o objetivo de fazer as crianças aprenderem brincando nas escolas e em casa, beneficia 18 mil crianças  matriculadas nas Escolas Municipais.  

O Praia Sem Barreiras, que permite banhos de mar assistidos para pessoas com deficiência, e tem atenção especial para as crianças. “A Semana do Brincar”, que entrou para o calendário oficial de eventos da cidade, por Lei Municipal, como um período de visibilidade do direito ao brincar enquanto parte do desenvolvimento integral das crianças.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL