Diario de Pernambuco
Busca

Vazamento

Portos de Suape e do Recife fazem força-tarefa para remoção do óleo no Litoral Sul pernambucano

Publicado em: 21/10/2019 20:36

Foto: Porto do Recife/Divulgação.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC), por meio dos portos de Suape e do Recife, informa que seu efetivo tem trabalhado incansavelmente no monitoramento e remoção das manchas de petróleo que acometeram as praias do Litoral Sul do Estado. A força-tarefa está sendo realizada desde a última sexta-feira (18), quando foi instalada a Sala de Situação no Palácio do Campo das Princesas, sob supervisão do governador Paulo Câmara.

Até o momento, o Porto de Suape e as empresas do complexo industrial portuário doaram e distribuíram às prefeituras milhares de equipamentos de proteção individual (EPIs) para que o trabalho de remoção do óleo fosse feito. Foram disponibilizadas 7.631 máscaras, 5,2 mil pares de luvas, 4,5 mil sacos de ráfia, 1.261 tambores e bombonas, 40 “big bags” (de uma tonelada cada), seis barcos, seis torres de iluminação móveis e duas barreiras de contenção. Além disso, botas (398 pares) e mil sacos plásticos de 80 litros. 

O efetivo do Porto do Recife, por sua vez, está desde sexta-feira executando o monitoramento em alto-mar, sob orientação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Mais de 9 mil metros de mantas absorventes, cerca de 3 mil metros de barreiras e quatro barcos foram disponibilizados pela empresa até esta segunda-feira (21). O trabalho de coleta do petróleo tem ocorrido em expedientes de 10 a 12 horas seguidas. A partir desta terça-feira (22), um funcionário da área de gestão ambiental fará reports diários sobre a operação conjunta, empreendida pelo governo estadual. 

“O Porto de Suape e Porto do Recife atuaram diretamente com estrutura de embarcações e barreiras, protegendo os estuários e os corais. Importante destacar a articulação do governo com a sociedade civil para doação de equipamentos de proteção necessário durante a remoção do óleo. Muitas empresas estão ajudando nessa missão”, destaca o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL