Ilumina Recife Nova iluminação em 51 bairros do Recife deve garantir maior segurança, acredita SDS

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 10/10/2019 11:22 Atualizado em:

Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP. (Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP.)
Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP.
Trinta mil novos pontos de iluminação com tecnologia LED serão instalados no Recife em comunidades em situação de vulnerabilidade social. As localidades que receberão a nova iluminação foram apontadas por técnicos da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e comandantes dos batalhões de polícias dos bairros. A mudança deve favorecer as áreas que, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), apresentam maior número de roubos e homicídios. Ao todo, R$ 34 milhões serão investidos, de acordo com a Prefeitura do Recife.

Segundo a SDS, o Recife demonstrou nos últimos nove meses uma redução de 15% nos números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), como os homicídios, por exemplo, e 10% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), que são roubos e assaltos, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em todo o estado, este é o 22° mês consecutivo de redução nos CVLIs e 25° mês que demonstra redução com relação aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). Entre janeiro a setembro a redução das ocorrências de crimes contra à vida foi de 21%.

"O crime ele acontece por causa de três fatores: o criminoso, a vítima e um ambiente propício. Se tiramos um desses fatores, o crime não acontece. É justamente o que estamos fazendo no Ilumina Recife com base em dados técnicos do Pacto Pela Vida. A gente está reduzindo um desses fatores para que o crime não aconteça nesses áreas mais vulneráveis para que o criminoso não tem oportunidade, nem facilidade de praticar crimes", explicou o secretário estadual de defesa social, Antônio de Pádua.

Os números da SDS foram revelados em um relatório elaborado pelo Pacto Pela Vida que identificou 145 comunidades, em 51 bairros, como áreas críticas onde deve haver maior prevenção à violência. Coque, Comunidade do Papelão, Sítio do Berardo e Comunidade do Bode, Entra Apulso, Campo do 11, Vila São Miguel, Vila dos Milagres são exemplos de localidades que serão contempladas nesta nova etapa. Até o final deste ano serão atendidos 15 mil pontos de iluminação e até abril de 2020 será entregue a outra metade.

De acordo com o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, a melhoria na iluminação garante maior aproveitamento de espaços públicos pelos moradores durante a noite, além de aumentar a sensação de segurança. "São 30 mil pontos de LED para que as pessoas possam estar mais nas suas ruas, em convívio com vizinhos, com mais segurança. Além de termos feito as grandes avenidas, agora estamos nas comunidades em função da vulnerabilidade social e criminalidade. Com isso, a gente chega a quase metade do parque de iluminação em LED em toda a cidade gerando um resultado social e de economia na conta de iluminação pública da cidade", afirmou.

Criticando a política federal de liberação de posse de armas de fogo, o prefeito ressaltou que a prefeitura deve atuar para prevenir a violência. "O papel da administração municipal no enfrentamento à violência é de prevenção e cidadania. Por isso, estamos cuidado da iluminação pública com essa que é a maior parceria firmada em política de segurança entre uma prefeitura e um governo estadual em todo o país. A repressão é papel das forças policiais e essa divisão está feita na Constituição. Essa política de armar todo mundo não apresentou resultado em lugar nenhum no mundo", disse.

Implantado em 2013, o programa de modernização do sistema de iluminação pública da cidade já trocou mais de 55 mil pontos de luz e instalou cerca de seis mil deles em LED no município. A tecnologia LED representa inúmeras vantagens em relação à de vapor de sódio tais como a redução no consumo de energia elétrica de pelo menos 12,5%, podendo alcançar até 50,73% nas substituições de maior impacto. 

O secretário de infraestrutura do Recife e presidente da Emlurb, Roberto Gusmão, comenta que as luzes darão às ruas do Recife o mesmo resultado que podem ser vistos em vias principais, como as Avenidas Agamenon Magalhães e Norte, por exemplo. "A principal vantagem é a qualidade e o tipo da iluminação, dando segurança e conforto para quem faz a trafegabilidade nas ruas do Recife. A tecnologia do LED ainda causa uma economia substancial com relação ao vapor de sódio de cerca de 80%, além de melhor manutenção e ter o dobro de vida útil da lâmpada", compara.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.